Com apoio de prefeitos, Riedel ganhou em 72 municípios do Estado reforçando apoio do interior

Com a adoção do modelo de gestão municipalista, o ex-secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB), conseguiu vencer a eleição para governador de Mato Grosso do Sul, derrotando o adversário, o deputado estadual Capitão Contar (PRTB). Nas eleições deste ano, ele obteve o apoio da maioria dos 79 prefeitos do Estado, incluindo a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), bem como os dos maiores municípios do interior do Estado, como Alan Guedes (PP), de Dourados, de Angelo Guerreiro (PSDB), de Três Lagoas, de Marcelo Iunes (PSDB), de Corumbá, de Hélio Peluffo (PSDB), de Ponta Porã, e Vanda Camilo (PP), de Sidrolândia.

Esses apoios foram costurados com os grandes feitos do atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que acabaram sendo atribuídos a Eduardo Riedel, tais como a construção de hospitais regionais em Três Lagoas e a conclusão e inauguração do Bioparque do Pantanal. Além disso, uma das marcas do governador eleito foi visitar, com muita frequência, os prefeitos e lideranças políticas em cada município do Estado, lembrando das obras de infraestrutura realizadas ao longo dos oito anos de mandato de Reinaldo Azambuja.

Vitória em 72 dos 79 municípios

A estratégia municipalista de Eduardo Riedel deu certo, pois o governador eleito teve maioria dos votos válidos em 72 municípios dos 79 de Mato Grosso do Sul, enquanto Capitão Contar venceu nos outros sete. Tacuru teve maior votação em Riedel – foram 84,86% contra 15,14%, enquanto na sequência estão Japorã (78,4%), Coronel Sapucaia (76,31%), Paranhos (76,18%) e Dois Irmãos do Buriti (73,81%), que tiveram maiores votações no tucano. Brasilândia teve 50,51% dos votos em Riedel e 49,49% em Contar, e foi o município mais acirrado com maioria de votações no PSDB.

Por outro lado, Jardim, São Gabriel do Oeste, Ivinhema, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Naviraí e Chapadão do Sul tiveram maioria de votos em Contar. Chapadão do Sul teve a maior votação no deputado estadual – 61,81%, enquanto em Jardim houve maior disputa, de 50,13%. As maiores cidades do Estado, incluindo Campo Grande, com 55,6% dos votos válidos no tucano, tiveram maioria em Riedel – Aquidauana (61,56%), Corumbá (58,27%), Ponta Porã (58,04%), Dourados (56,04%) e Três Lagoas (54,16%).

O ex-secretário estadual de Infraestrutura virou em 22 municípios do Estado – Alcinópolis, Anastácio, Angélica, Camapuã, Corguinho, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Ladário, Nova Andradina, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia e Três Lagoas. No entanto, Capitão Contar virou em Ivinhema, onde Riedel venceu no primeiro turno, e em Aparecida do Taboado, onde o Rose Modesto, que se candidatou pelo União Brasil, venceu.