Casos de Covid-19 aumentam e número de mortes pela doença se aproxima de 7 mil em MS

Mais uma vez o número de casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul voltou a aumentar nos últimos dias, chegando a mais de 289,1 mil pessoas contaminadas desde março de 2020. Com isso, o número de óbitos também cresceu e está próximo de 7 mil mortes – 6.791 óbitos para ser mais exato até ontem (30).

Além disso, mais de 1,2 mil pessoas estão internadas em leitos clínicos ou de terapia intensiva, um dos maiores índices de toda a pandemia. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde no domingo, foram mais 50 óbitos em Mato Grosso do Sul, das quais mais da metade, 35 vítimas, tinham menos de 60 anos de idade.

Por conta do efeito da vacinação, vítimas com 70 anos ou mais têm morrido menos em todo o Estado, que costuma ser o que mais vacina em todo o País. Ainda assim, com menos de 15% da população sul-mato-grossense imunizada com duas doses, que garantem total eficácia prevista contra casos de Covid-19, a doença tem feito cada vez mais vítimas jovens.

Os grupos mais afetados atualmente são de pacientes com mais idades, porém, que ainda não puderam se vacinar – como os de 50 a 59 anos. O novo coronavírus, proporcionalmente, faz muito menos vítimas em pacientes jovens, ainda que acenda alerta para os perigos em todas as faixas etárias.

Até agora, são 10 óbitos de pacientes com 18 anos ou menos. Em outubro de 2020, Campo Grande confirmou a morte de adolescente de 15 anos, além de duas bebês, em fevereiro e abril deste ano. As outras vítimas foram uma menina de 8 anos, de Sidrolândia, outra de 9 anos, de Naviraí, uma criança de 8 anos, de Ribas do Rio Pardo, e uma criança de 5 anos, de Dourados.

Além da vítima registrada na semana passada, um bebê, Ponta Porã confirmou óbito, em outubro do ano passado, de um garoto, de 5 anos. Entre as medidas sempre ressaltadas estão o distanciamento social, o máximo que puder ser feito; o uso de máscaras de boa qualidade, como as PFF2 – ou até mesmo duas máscaras sobrepostas; e práticas de higiene constantes, como lavar as mãos com álcool e sabão e utilizar álcool em gel.

Além disso, vale mencionar que quando estiver incluído no calendário vacinal de seu município, é importante tomar a dose o quanto antes para se proteger e proteger as demais pessoas.