O Blog do Nélio se tornou uma grande ferramenta de defesa do consumidor, narrando casos e expondo situações onde os direitos dos clientes são simplesmente ignorados.
E desta vez o consumidor Lindomar Pereira Dias narra o drama que está vivendo com as Casas Bahia, e para isso nos encaminhou fartos materiais dos contatos feitos com a empresa, sem sucesso, e até coação para apagar reclamação como condição para a empresa resolver o problema.
Tudo começou em 10/03/22, quando comprou online um Notebook Lenovo Core i5-10210U (Pedido 316774565), pagou à vista com PIX e tinha o prazo de entrega para 25 de março.
O produto não chegou no prazo limite e começou a saga de Lindomar.
Foi até uma loja física, tentou contato pelo WhatsApp das Casas Bahia e a cada atendimento era apenas dado um prazo a mais para ele esperar.
Estranhando que o rastreamento do produto “não andava”, ele sem qualquer resposta da empresa, fez então duas reclamações no site ReclameAqui, reconhecido como uma ferramenta que ajuda os consumidores brasileiros, que sequer foi respeitada pela empresa, pois Lindomar não teve qualquer atenção ou resposta.
O Consumidor, descobriu então, no rastreamento, que teria acontecido algum “sinistro” com sua encomenda. Decidiu então, num ato extremo, solicitar cancelamento do pedido e estorno do dinheiro pago. Foi até uma loja física buscar suporte de um Gerente, que respondeu que “não havia como ajudar, pois ele tinha registrado uma reclamação através do Reclame Aqui e somente a equipe que cuida do Reclame Aqui poderia resolver, e que ele deveria esperar contato”.
Diante de situação tão surreal, fez contato pelo WhatsApp das Casas Bahia, mais uma vez manifestando desejo de cancelamento e estorno do pedido. Recebeu mais uma vez a informação que “Deveria esperar a equipe que cuida do ReclameAqui entrar em contato, pois eles não poderiam fazer nada”. Mostrando todo o seu desespero pelo cancelamento, recebeu a orientação de que “se cancelasse as reclamações do Reclame Aqui, daí eles poderiam ajudar”.
“Isso é coação. O consumidor já está sendo lesado e fragilizado, aí colocam uma condição dessas pra resolverem e devolver o dinheiro de algo que não entregaram”, manifestou Lindomar Pereira Dias.
“Eu preciso e quero o estorno. Vou comprar em outro lugar, que me respeite e não seja enganado. Tive que ceder à coação deles e apaguei a reclamação no ReclameAqui. Elas não existem mais.” complementou frustrado o consumidor
Lindomar recebeu informação de que o item “deve ser entregue até 29/04”, ou seja, mais de 30 dias depois do prazo estabelecido no momento da compra e não aceitou como uma solução. Nesta quinta-feira ele entrou novamente em contato com as Casas Bahia através do WhatsApp, e mesmo tento apagado as reclamações, agora a orientação é “de que espere, pois elas ainda constam no sistema das Casas Bahia”.
“Ninguém resolve, ninguém respeita e a cada contato dão um novo prazo… 7 dias úteis… 10 dias úteis… e nada de devolver meu dinheiro. Quero cancelamento, quero estorno. Quero o que me é de direito. Procurei um site de Direito do Consumidor, e estou disposto a procurar DECON, Procon e toda a mídia que puder. Esse abuso não pode imperar”, concluiu Lindomar.
Um absurdo tudo isso. O consumidor tem razão, e aqui tem espaço.
Nossa torcida para que alguém das Casas Bahia, com foco no cliente e no cumprimento da lei, abrace a solução desse caso, que beira o surreal.