Apesar do mau atendimento a Vanessa, Riedel descarta afastamento de delegadas da Deam da Capital

Apesar de toda a repercussão negativa do mau atendimento prestado na Deam (Delegacia de Atendimento às Mulheres) de Campo Grande à jornalista Vanessa Ricarte, que acabou assassinada pelo ex-noivo, o governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou ontem (24) que não afastará as delegadas de Polícia Civil.

Segundo o chefe do Executivo, “as delegadas vão permanecer no cargo até o fim do inquérito porque se a gente for se basear no que dizem, nós vamos ser injustos”. “Temos que ter apuração, definição e aí tomada de decisão”, afirmou.

Ele ainda apontou que a conclusão do inquérito deve sair ainda nesta semana, destacando, porém, que os problemas na Casa da Mulher Brasileira são mais complexos. “Não adianta achar que amanhã a gente vai virar a chave e vai mudar 100% da Casa da Mulher Brasileira ou dos equipamentos. Temos que mirar uma mudança estrutural dentro da casa”, pontuou.

Riedel diz que “fazer bem feito para fazer dar certo não é só slogan de governo”, com as mudanças precisando acontecer tanto na recepção e acolhida como na estrutura física e tecnologia disponível. “Nós temos um laudo que foi preenchido à mão. Não cabe mais isso hoje. Por que lá não tem um sistema?”, questionou.

Mais recente veio à tona o volume represado de aproximadamente seis mil boletins de ocorrência, que levantou a necessidade mobilizar uma verdadeira “força-tarefa” de apuração. Durante uma década de funcionamento, a Casa da Mulher Brasileira (CMB) já beira a marca de 80 mil boletins de ocorrência, com o total de 19 delegados ganhando prazo de aproximadamente três meses de trabalho para desengavetar esses seis mil BOs.

Riedel afirma que ambas as esferas executivas, Governo de MS e Prefeitura de Campo Grande, têm mantido diálogo em busca de mudar a gestão da casa brasileira. “Vamos conversar com quem quer que seja para poder mudar o que precisa ser mudado. Resultados vão aparecer com a implementação dessa reestruturação e dessa reformulação”, completou.