Açougueiros denunciam contrabando de carne do Brasil para o Paraguai. Dá pra acreditar?

Os donos de açougues e matadores de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), denunciaram ontem (1º) a entrada ilegal e maciça de carne bovina brasileira.

De acordo com eles, os contrabandistas estariam pagando propina aos soldados do Exército e policiais que estão controlando a fronteira para que permitam a entrada da carne brasileira, que estaria em péssimas condições sanitárias.

Um grupo de revendedores e matadores de carne de Pedro Juan Caballero afirmou que o contrabando de carne bovina de Ponta Porã está praticamente matando os trabalhadores formais no setor da região porque a carne contrabandeava é vendida a supermercados a um preço muito abaixo do valor oferecido por trabalhadores legais.

O preço oferecido pelos contrabandistas é muito considerável, impedindo uma competição. Contrabandistas entram na carne carregada ao amanhecer para o lado paraguaio, pagando uma propina aos policiais e, alguns, passam a carga em caminhões e outros em caminhões refrigerados sem as devidas especificações.