A noite é uma criança… desobediente! Nada de toque de recolher, nada de alvará. Comércio será punido!

O aumento exponencial do número de pessoas e donos de bares e conveniências que estão desrespeitando o toque de recolher em Campo Grande (MS) pode acabar mal para ambos. Isso porque o prefeito Marquinhos Trad mandou avisar que, enquanto os primeiros correm o risco de pegar o novo coronavírus (Covid-19), os segundos vão perder o alvará de funcionamento.

O prefeito explica que não adianta o empresário tentar ser esperto e fechar a porta do estabelecimento, mas continuar atendendo dentro dos bares, pois a Guarda Municipal já descobriu a artimanha e a Prefeitura vai multar e cassar os alvarás.

Marquinhos Trad explica que o desrespeito ao toque de recolher está cada vez mais preocupante, pois muitos bares fecham as portas, quando chega meia-noite, mas mandam os clientes entrarem para continuar consumindo. O prefeito revela que recebeu inúmeras fotos via WhatsApp mostrando as pessoas aglomeradas dentro desses estabelecimentos, enquanto na teoria eles estão fechados.

No último fim de semana, foram flagrados 71 estabelecimentos abertos além do horário permitido e todos foram fechados pelas equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e Guarda Municipal. Além disso, também foram encontradas mais de 800 pessoas desrespeitando o toque de recolher e uma festa com diversas pessoas participando.

Prefeito pediu para que os empresários, principalmente dos ramos de bar e lanchonete e atividades noturnas, cumpram o que foi combinado. Ele lembra que esses mesmos empresários pediram alternativas para não matar as próprias empresas, como elevar das 20 horas para a meia-noite o início do toque de recolher, mas agora as coisas começam a desandar para o lado negativo e a alternativa será multar e até cassar os alvarás.

Ele lembra que a Covid-19 é uma doença mortal e as pessoas têm de deixar de frequentar os locais que desrespeitam as medidas de biossegurança. Para Marquinhos Trad, a situação é preocupante porque é uma doença letal e as pessoas não podem trocar as próprias vidas por algumas horas de diversão com os amigos.

O toque de recolher foi criado para evitar que a população circule durante o horário de proibição, das 0h às 5h, e, consequentemente, diminua a circulação do coronavírus no município.  No dia 1º de junho, a restrição de circulação foi prorrogada e vale até o dia 1º de julho, podendo ser novamente estendida.