Farra das nomeações: Marquito agora faz nepotismo cruzado e emprega tia de secretário com R$ 11 mil

Pedeossian Neto, Marquito, Pedrossian Filho e esposa Ana Pedrossian

A farra das nomeações na administração do prefeito Marquito Trad (PSD) continua a todo vapor – já são quase mil novos comissionados no período de menos de dois meses à frente da Prefeitura -, mas agora a novidade é a prática do nepotismo cruzado.

Para quem não sabe, nepotismo cruzado é o nome que se dá à nomeação de parentes para cargos públicos em detrimento de qualificações específicas. O STF (Supremo Tribunal Federal) impede essa prática, que ocorre quando um agente público contrata parentes de outro a fim de empregar seus próprios familiares no gabinete do colega.

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou ainda de função gratificada viola a Constituição Federal”, determina súmula do STF.

No entanto, ignorando totalmente o que determina a Justiça, Marquito Trad nomeou a tia do secretário municipal de Planejamento e Finanças, Pedro Pedrossian Neto, a senhora Ana Cassia Nogueira Vieira Pedrossian, para o cargo de ouvidora da Semed (Secretaria Municipal de Educação), cujo vencimento deve ficar em torno de R$ 11 mil.

Apesar de a nomeação ainda não ter sido publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), ela já dá expediente na Semed, onde ocupa o cargo de chefia na Ouvidoria, conforme o Blog do Nélio comprovou ao ligar para o local e solicitar falar com a titular do cargo.

Ana Cassia Nogueira Vieira Pedrossian é esposa do ex-deputado federal Pedro Pedrossian Filho, que foi candidato a prefeito de Campo Grande pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira) e, por acaso, é tio do atual secretário municipal de Planejamento e Finanças, Pedro Pedrossian Neto.

O mais estranho é que Pepê, como Pedro Pedrossian Filho é conhecido, foi, no primeiro turno das eleições municipais, um ardoroso crítico da candidatura de Marquito Trad, tendo, inclusive, pegado pesado com o então candidato nos debates transmitidos pelas emissoras de televisão locais.

Além disso, no segundo turno das eleições, ele chegou a informar que os integrantes do partido estavam “liberados” para apoiar quem quiserem. “Particularmente, não vou aderir a nenhuma campanha, ficarei neutro”, disse na época.

Agora, passados três meses, a história é outra e a esposa dele ocupa cargo comissionado na atual administração graças à influência do sobrinho junto a Marquito Trad, que está abusando da ultrapassada e velha prática de cometer nepotismo cruzado. É, caros leitores, a cada dia que passa, mas a coisa fica feia pelos lados do Paço Municipal.

Daqui uns dias a população já vai começar a ter saudades do “Senhor dos Buracos”.

A que pontos chegamos!