A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon) deu continuidade às investigações da Operação Metanol e realizou, nesta quarta-feira (19), fiscalização em uma conveniência localizada na Rua Zulmira Borba, no Bairro Nova Lima, em Campo Grande. A ação contou com apoio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e da Perícia Científica.
A operação é desdobramento da interdição de uma fábrica clandestina de bebidas descoberta no dia 6 de novembro de 2025, no município de Terenos. Conforme apurado pela equipe de investigação, o estabelecimento fiscalizado na Capital teria adquirido produtos do local irregular.
Durante a vistoria, foram encontradas 54 garrafas de vodka Shirlok, de 900 ml, mesma marca produzida na fábrica interditada. Além disso, os fiscais identificaram a comercialização de bebidas descaminhadas, como uísque, licor e cachaça, além de cigarros importados contrabandeados.
Na entrada da conveniência, também havia um expositor com bandejas de cortes bovinos sem identificação adequada, em desacordo com a legislação sanitária. Questionados, os responsáveis pelo local não apresentaram alvará sanitário nem autorização do SIM para manipulação de alimentos.
A inspeção constatou ainda condições estruturais consideradas inadequadas no açougue, que foi interditado pelo SIM. Aproximadamente 400 quilos de carne manipulada de forma irregular foram apreendidos e descartados. As bebidas e os cigarros também foram recolhidos.
Como os proprietários não estavam no estabelecimento no momento da fiscalização, não houve autuação em flagrante. Eles poderão responder, em tese, por crimes contra as relações de consumo, descaminho e comercialização de mercadoria proibida, cujas penas podem variar de um a cinco anos de reclusão ou detenção, conforme o caso.
