Neste fim de semana, Mato Grosso do Sul chegou a 21 feminicídios somente neste ano. A 21ª vítima foi Salvadora Pereira, 22 anos, que foi morta na frente dos cinco filhos pelo marido, identificado como José Cliverson Soares da Silva, de 32 anos.
O crime aconteceu sábado (2) em Corumbá (MS) e o autor já foi preso, sendo que ele já acumulava 13 passagens pela Polícia, entre elas estão ameaça, lesão corporal no âmbito da violência doméstica e tinha sido denunciado por uma ex-mulher.
No dia 28 de outubro de 2023, a então atual esposa de José Cliverson, na época, acionou a Polícia após ser agredida por ele. Ela contou na delegacia de Ladário que estava na casa da sogra.
Ela e José estavam bebendo quando começaram uma discussão que acabou em agressões. O ex-casal tem três filhos. O cunhado de José o agrediu ao ver as agressões. A mulher acabou com hematomas no rosto. Na época, José acabou preso e a vítima pediu medidas protetivas contra ele.
No caso do crime de sábado, uma equipe da Polícia Militar chegou no local por volta das 23h e encontrou Salvadora deitada em uma cama de casal, com perfurações na região do queixo e tórax. Próximo ao corpo, foi localizado a arma do crime, um revólver calibre 22.
Conforme informações do boletim de ocorrência, o crime aconteceu por volta das 20h, em uma fazenda conhecida como ‘Vai Quem Quer’. O autor e a vítima trabalhavam como caseiros desta fazenda e, após ingerirem bebida alcoólica durante a tarde, teriam iniciado uma discussão no período da noite, quando o autor desferiu um disparo na região do rosto de Salvadora. Cinco crianças, com idades entre 2 e 8 anos, presenciaram o crime.
As crianças, sendo três delas filhas do autor – com 8, 7 e 2 anos – e duas filhas da vítima – com 7 e 5 anos – foram encontradas no mesmo cômodo que Salvadora. A irmã do autor compareceu ao local e se responsabilizou pela guarda dos menores.
José Cliverson permaneceu no local e admitiu o crime. Ele teria dito aos policiais: “Eu fiz, senhor. Fiz uma cagada”. O homem foi preso e encaminhado ao 1º DP de Corumbá. Em consulta ao BNMPP (Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões), foi identificado um mandado de prisão por lesão corporal emitido em 2020.
Confira a lista de mulheres assassinadas em Mato Grosso do Sul:
- Karina Corim (Caarapó) – 4 de fevereiro
- Vanessa Ricarte (Campo Grande) – 12 de fevereiro
- Juliana Domingues (Dourados) – 18 de fevereiro
- Mirielle dos Santos (Água Clara) – 22 de fevereiro
- Emiliana Mendes (Juti) – 24 de fevereiro
- Gisele Cristina Oliskowiski (Campo Grande) – 1º de março
- Alessandra da Silva Arruda (Nioaque) – 29 de março
- Ivone Barbosa (Sidrolândia) – 17 abril
- Thácia Paula (Cassilândia) – 11 de maio
- Simone da Silva (Itaquiraí) – 14 de maio
- Olizandra Vera Cano (Coronel Sapucaí) – 23 de maio
- Graciane de Sousa Silva (Angélica) – 25 de maio
- Vanessa Eugênio Medeiros (Campo Grande) – 28 de maio
- Sophie Eugenia Borges, filha de Vanessa Eugênio Medeiros (Campo Grande) – 28 de maio
- Eliana Guanes (Corumbá) – 6 de junho
- Doralice da Silva (Maracaju) – 20 de junho
- Rose (Costa Rica) – 27 de junho
- Michely Rios Midon Orue (Glória de Dourados) – 3 de julho
- Juliete Vieira – (Naviraí) – 25 de julho
- Cinira de Brito (Ribas do Rio Pardo) – 31 de julho
- Salvadora Pereira (Corumbá) – 02 de agosto