A criadora de conteúdo campo-grandense Maria Fernanda Cabral denunciou o tiktoker José Fernandes, que tem mais de 900 mil seguidores nas redes sociais, a maioria idosas que acreditam ser namoradas do influenciador digital.
Ela descobriu que a avó era uma dessas vítimas do estelionatário quando a visitou no hospital onde estava internada. Sem poder usar o celular, a avó perguntou à neta se poderia ver uma pessoa pelo aparelho da jovem.
Questionada sobre o motivo, a avó afirmou estar namorando um rapaz pelas redes sociais, que, no caso, era o criador de conteúdo José Fernandes. Acontece que grande parte do público que o segue é formado por idosas que, assim como a avó de Maria Fernanda, acreditam namorar o rapaz.
A confusão no coração das “vovós” não é por acaso. José Fernandes constrói seus vídeos de forma em que aparenta estar falando diretamente com cada uma das seguidoras.
Em alguns vídeos, com apelidos carinhosos (e sempre em primeira pessoa), José cobra que as seguidoras o respondam, ou que interajam de alguma forma com o conteúdo.
Em outros, aparece cantando músicas românticas de Amado Batista, Zezé Di Camargo e Luciano, Silvanno Salles, etc. Há ainda gravações em que afirma estar à procura de uma amizade ou até de um relacionamento com alguma “coroa madura” ou mãe solteira, sempre mirando em públicos vulneráveis emocionalmente.
Por falta de letramento digital, as “namoradas” não só acreditam nas juras de amor, como também se perdem nas interações da rede social e comentam publicamente achando que estão mandando mensagens privadas.
Ao confundirem os limites da privacidade na rede social, muitas acabam divulgando seus endereços, telefones de contato e demais informações sensíveis, às tornando alvos fáceis para golpistas.
Apesar de brincar emocionalmente com as senhoras, José diz que não compactua com os golpes aplicados nas “namoradas”. Em um de seus perfis no TikTok, o influenciador fixou um vídeo em que alerta para perfis falsos que utilizam seu nome para enganar as idosas e as fazer desembolsar dinheiro.