A situação do transporte coletivo urbano de Campo Grande disponibilizado pelo Consórcio Guaicurus está tão precária que, agora, os passageiros, além de ficarem horas esperando os veículos sempre lotados, também têm de empurrá-los para que funcionem.
Conforme o site Midiamax, os passageiros da linha 210 (São Julião-Colúmbia/Terminal Nova Bahia) tiveram, na noite de quinta-feira (15), de empurrar o ônibus para que o motor voltasse a funcionar e, dessa forma, concluir o trajeto.
Eles revelaram que, justo na hora de sair do terminal de ônibus, o veículo não ligava, sendo necessário empurrar para que pegasse no tranco, ou seja, usar a força do movimento do veículo para fazer o motor funcionar.
O ônibus em questão é o 2625 da Viação Campo Grande, que está em operação desde 2013, ou seja, 12 anos em circulação quando o recomendado é de, no máximo, 10 anos de funcionamento.
Com frota sucateada e superlotação diária, o Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros. As empresas com lucros bilionários tem 460 ônibus para atender à demanda de 3,3 milhões de usuários por mês em Campo Grande.
Os dados foram citados nas oitivas da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) criada pela Câmara Municipal para investigar o serviço disponibilizado pelo Consórcio Guaicurus.