Leilão da Rota da Celulose e BR-163 é agendado o mês de maio

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou, hoje (28), que ficou para o mês de maio o leilão das rodovias federais BR-262 e BR-267, das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e da Rota da Celulose. Além dela, a BR-163 também faz parte do pacote de concessões agendadas pelo governo federal.

Em dezembro do ano passado, nenhuma empresa do setor de logística apresentou proposta na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo (SP), mesmo com o governo estadual realizando um roadshow em São Paulo, evento que contou com a participação de diversas empresas do setor, como o grupo EcoRodovias, a CCR (que já detém a concessão da BR-163 em Mato Grosso do Sul), a Way (responsável por concessões como as das rodovias MS-306, MS-112 e BR-158, na região Nordeste do Estado) e players internacionais, como o grupo Arteris.

Um dos maiores fundos de investimento do mundo, o BlackRock, também enviou representantes ao evento. Na ocasião, o otimismo era grande entre os representantes do governo estadual, especialmente após o governo federal transferir para Mato Grosso do Sul a responsabilidade pela concessão de trechos das BRs 262 e 267.

O concessionário que vencer o leilão terá de investir cerca de R$ 9 bilhões nos próximos 10 anos, sendo R$ 6 bilhões destinados a melhorias em infraestrutura e ampliação de capacidade (Capex) e R$ 3 bilhões a investimentos operacionais. A concessão seria válida por 30 anos.

Na época, a justificativa era de que os empresários estariam focados em outros projetos considerados mais atrativos da carteira de concessões rodoviárias no momento, o que teria escanteado o certame de Mato Grosso do Sul. Após o fracasso, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ainda afirmou que pretendia fazer “eventuais ajustes” e reapresentar o projeto para privatização de 870 quilômetros de rodovias ainda no primeiro trimestre de 2025.