Vovô bandido: Interpol captura narcotraficante de 65 anos que comandava crime na fronteira

A Interpol do Paraguay realizou a captura de Apolônio Leal de Almeida, um narcotraficante brasileiro de 65 anos, que há muito tempo estava foragido da Justiça Federal brasileira. A prisão ocorreu na cidade de Salto del Guairá, capital do Estado de Canindeyú, no Paraguay, cidade que faz fronteira com Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul.

Conforme informações do Ministério do Interior do Paraguay, a prisão de Apolônio Leal é um importante marco no combate às organizações criminosas, isso porque foi efetivada devido a uma  cooperação entre instituições de segurança pública  do Brasil e Paraguay.

Informações da Polícia Federal de Guaíra no Paraná e da Polícia Civil de Mundo Novo em Mato Grosso do Sul possibilitaram a identificação e localização do foragido, que segundo os delegados da Polícia Federal Marcos Benzoini e Pedro Pedrini, seria um integrante do Primeiro Comando da Capital – PCC, uma organização criminosa que nasceu nos presídios paulistas, mas atualmente se espalha por vários países da rota do tráfico.

Apolônio Leal de Almeida figura há vários anos no rol do chamado “narcosul”, que é uma relação de grandes narcotraficantes que exploram a rota sul do tráfico no continente sul-americano.

Ele foi entregue por membros da Polícia Nacional do Paraguay para a Polícia Militar na fronteira com Mundo Novo – MS, mas deve seguir para a carceragem da Polícia Federal em Guaíra no Paraná.