Vândalos e bandidos produzem Carnaval de horror que pode enterrar festa de sábado. Veja vídeos!

A divulgação de imagens que mostram brigas generalizadas e depredações provocadas por vândalos e bandidos travestidos de foliões durante o carnaval de rua realizado na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande (MS), pode “enterrar” o último dia de folia na cidade.

Isso porque a Prefeitura de Campo Grande está propensa a cancelar a festa conhecida como “enterro dos ossos” marcada para o próximo sábado (9). O martelo será batido em reunião entre o prefeito Marquinhos Trad (PSD), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), ACICG (Associação Comercial e Industrial da Capital), Guarda Municipal, Câmara de Vereadores e Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) nesta sexta-feira (8).

Em Brasília nesta quinta-feira (7), o prefeito disse que está recebendo, por WhatsApp, vídeos que mostram a confusão registrada durante o Carnaval e, por isso, a intenção de cancelar a festa tradicional após os dias de folia. De acordo com a Sectur, o prefeito solicitou a reunião para entender o que pode ser feito e os organizadores dos blocos também vão participar do encontro.

A intenção é avaliar segurança e outros quesitos que dependem do Poder Público. Para o prefeito, as obrigações que cabiam ao Executivo foram cumpridas. Caso a opção seja por suspender, a Prefeitura emitirá nota informando a decisão e cercará com faixas a região, de forma a impedir que a festa ocorra no sábado. Por se tratar de patrimônio tombado, o município tem autonomia para proibir que eventos ocorram na Esplanada Ferroviária.

Os foliões já quase perderam o Carnaval na região neste ano. O que garantiu a festa foi um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) do Ministério Público com a Prefeitura de Campo Grande, com uma série de exigências – entre elas, o encerramento às 22 horas e a segurança no local. Antes do acordo, a decisão era de mudar a folia para outra região da cidade. Um dos motivos era por se tratar de local tombado como patrimônio.

No primeiro e no último dia de festa na Esplanada, no sábado (2) e terça (5), quase 80 mil foliões se reuniram para o tradicional cortejo do Cordão Valu. Na segunda-feira (4), 30 mil foliões estiveram presentes no Bloco Capivara Blasé. Dentro do espaço delimitado pelos organizadores do evento, nenhuma briga de grande vulto foi registrada em vídeo.

Fora do circuito, houve registros de mulher sendo espancada por outras quatro e de briga generalizada entre garotos. Conforme as gravações, ao menos duas das confusões ocorreram na esquina das avenidas Calógeras e Mato Grosso, fora da concentração dos blocos e cordões organizados. Em virtude desta situação, o município pensa em cancelar a folia de sábado.