Uma poeira só! Mais de trezentos quilos de cocaína pura apreendidos no maior corredor de drogas da fronteira

Um carregamento de 318 quilos de cocaína foi apreendido ontem (05/07) pela polícia do Departamento de Amambay, na região de fronteira do Paraguai com o Brasil, mais precisamente com o município de Ponta Porã (MS). A apreensão foi realizada na área conhecida como Cruce Bella Vista, a 70 quilômetros de Pedro Juan Caballero.

De acordo com os dados policiais, a droga era transportada em uma caminhonete S10, da Chevrolet, de cor branco S10, com placa BNB 114. Durante a revista, o motorista do veículo, Juan Carlos González Bareiro, 45 anos, de nacionalidade paraguaia, estava muito nervoso e levantou suspeita de forma automática.

Além disso, o motorista disse aos policiais que vinha de Bella Vista Norte, localizada a 75 quilômetros do local da blitz. Diante dos fatos, os policiais decidiram levar o veículo e o motorista para a base do Departamento Anti-Narcóticos em Pedro Juan Caballero para uma revista mais aprofundada.

Uma vez na sede da Polícia, os policiais retiraram o piso da carroceria da caminhonete e encontraram um fundo falso, onde estava o carregamento de cocaína distribuído em centenas de “tijolos”. Em seguida, o promotor de Justiça Martín Areco ordenou a prisão do motorista e a apreensão da droga.

Constatou-se que cada “tijolo” de cocaína tinha uma característica marcante: as iniciais “LL”, que marcaria o “padrão” que produziu a mercadoria ilícita. Não é de excluir que, após essa apreensão, há possibilidade de um acerto de contas entre os traficantes de cocaína na fronteira.

Esse foi o 26º maior carregamento de cocaína apreendida no Paraguai. O maior registro continua a ser a carga confiscada de 1.748 quilos, em 10 de novembro de 2012 em La Paloma.