Uma guerra, duas facetas! Aeroporto higienizado, aulas só em maio e comércio deve reabrir dia 6

Foto de Silas Lima, Campo Grande News

Na guerra ao novo coronavírus (Covid-19), a cidade de Campo Grande (MS) passa por algumas situações digna de um filme de ficção científica e outras nem tanto. Para evitar o avanço da doença dentro do município, por determinação do prefeito Marquinhos Trad, militares fizeram uma descontaminação do Aeroporto Internacional da Capital, enquanto isso as aulas da Reme vão continuar suspensas até maio e o comércio começa a reabrir as portas na próxima segunda-feira (6).

Com cara de filme apocalíptico, militares, munidos de hipoclorito de sódio e álcool em gel, fizeram ontem (2) a descontaminação do Aeroporto Internacional de Campo Grande, trabalho que obrigou o esvaziamento e interdição da área. O serviço de combate à Covid-19 começou por volta das 14h30 e durou cerca de 5 horas.

A descontaminação passa por três etapas, sendo a primeira a descontaminação da própria equipe de borrifadores, 21 militares que utilizam EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Depois, munidos com as bombas costais, fazem a limpeza em todo o aeroporto, nas áreas interna e externa.

O aeroporto foi fechado após a chegada do último voo e saída dos passageiros. A mistura dos produtos está sendo borrifada em todas as áreas, incluindo as paredes, a calçada e a pista por onde caminham os passageiros até o setor de desembarque. Dentro, todos os compartimentos, salas e até equipamentos eletrônicos estão sendo higienizados.

O capitão de fragata Costa Santos, comandante do 3º batalhão de operações ribeirinhas do 6º Distrito Naval, explica que estão sendo usados na mistura o hipoclorito de sódio (que, diluído em água é a água sanitária), álcool isopropílico (90%) e álcool 70ºGL, que tem como alvo específico o vírus da Covid-19.

Enquanto 21 militares trabalham diretamente na borrifação, outro grupo, do Exército, faz o isolamento do aeroporto e no entorno. A rua de acesso foi bloqueada. Para quem acompanha o trabalho, ficou no ar o forte cheiro de água sanitária.

Aulas

O prefeito de Campo Grande decidiu prorrogar a suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino (Reme). Com isso, as atividades serão retomadas no dia 6 de maio, uma quarta-feira. O decreto, que suspende as aulas até o dia 5 de maio de 2020, será publicado nos próximos dias no Diogrande.

As aulas na Reme foram suspensas no dia 18 de março, por um período de 20 dias, obedecendo ao Decreto nº 14.189, de 15 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da Covid-19.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, para que não haja prejuízo aos alunos, as atividades curriculares do grupo 4 ao 9º ano, referentes ao primeiro bimestre do ano, serão disponibilizadas em um caderno de atividades, em uma plataforma ainda em estudo.

Já os alunos do grupo 1 ao 3 terão acesso a um caderno de experiências. Os responsáveis pelas crianças terão acesso ao site para impressão dos cadernos ou poderão solicitar na escola a impressão. As escolas irão organizar os dias e horários de atendimento aos pais.

O professor será o responsável pela orientação e esclarecimento de dúvidas dos alunos pelo aplicativo WhatsApp, onde criará grupos que serão como salas de aula. Serão utilizados os telefones dos pais dos alunos de suas respectivas turmas.

O professor também terá autonomia para enviar ou produzir outras atividades complementares, como vídeos, textos ou tutoriais, que complementem a interação com o aluno.

Comércio

Detalhes sobre a reabertura do comércio de Campo Grande ainda serão divulgados pela Prefeitura, no entanto, em reunião com ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), o secretário Luiz Eduardo Costa, da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), antecipou algumas medidas.

Estarão autorizados a abrir na próxima segunda-feira (6), grande parte do comércio varejista, como é o caso de lojas de roupas e de utilidades, por exemplo. Nove setores, no entanto, ainda não terão permissão para voltar a funcionar, entre eles estão academias, clubes de lazer, shoppings centers, Camelódromo e as escolas.

O prefeito Marquinhos Trad antecipou que alguns setores permaneceriam fechados em razão dos riscos causados pela disseminação do novo coronavírus. Outros setores que permanecem com atividades suspensas são serviços tipo self-service, buffets, festas e eventos particulares, shows e apresentações culturais e parques de diversões.

De acordo com o secretário, a abertura desses outros setores pode ocorrer em breve, no entanto, negociações com representantes das áreas estão em curso porque “alguns desses locais, como as academias, têm forma de atendimento mais complexo”, afirmou o secretário.