Trutis, Bluma e Vinícius são os que mais gastam na Internet neste início de campanha eleitoral

Mesmo tendo a candidatura a prefeito de Campo Grande rejeitada pela Justiça Eleitoral, o deputado federal Loester Trutis (PSL/MS), mais conhecido como “Tio Trutis”, o candidato a prefeito da Capital pelo PV, ex-vereador Marcelo Bluma, e o também candidato a prefeito de Campo Grande pelo PSL, vereador Vinícius Siqueira, são os três que mais gastaram até agora com propagandas eleitorais na Internet.

Segundo levantamento do jornal Correio do Estado publicado na edição desta segunda-feira (19), o líder de gastos é o Tio Trutis, com R$ 21 mil, seguindo por Bluma, com R$ 19,4 mil, e, em terceiro, Vinícius Siqueira, com R$ 9,3 mil. No total, até o momento, os candidatos a prefeitos, a vice-prefeitos e a vereadores nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul já gastaram R$ 204,9 mil com impulsionamento pago nas principais redes sociais nos últimos dois meses.

O único “corpo estranho” nessa lista tríplice é Tio Trutis, afinal, sua candidatura foi recusada pela Justiça Eleitoral, que reconheceu o colega de partido, o vereador Vinícius Siqueira, como o candidato a prefeito pelo PSL em Campo Grande. Porém, por birra ou porque ainda tem alguma esperança de reverter a decisão judicial, o “nobre” parlamentar segue firme e forte com sua “campanha eleitoral” nas mídias sociais.

Ele vem impulsionando pesado seus posts, principalmente, no Facebook, onde tem o maior número de seguidores – 34 mil contra 15,5 mil no Instagram. Para se ter ideia, na última semana, foram gastos R$ 2 mil e, talvez, essa gastança seja justificada pelo fato de ele estar fora do horário eleitoral gratuito, o que o obriga a gastar mais para não ser “esquecido” pelos eleitores.

Logo em seguida vem o ex-vereador Marcelo Bluma, que tenta, mais uma vez, ser prefeito de Campo Grande pelo PV. O engenheiro-civil, que concorreu praticamente em todas as últimas eleições para a Prefeitura da Capital ou para governador do Estado sem obter êxito, resolveu abrir a mão. Ele já investiu R$ 19,4 mil com impulsionamento nas redes sociais, sendo R$ 11,8 mil somente na semana passada, sendo que tem 21,3 mil seguidores no Facebook e 1,1 mil no Instagram.

Em terceiro, aparece o vereador Vinícius Siqueira (PSL), que está apostando todas as suas fichas na Internet, já gastando R$ 9,3 mil, sendo R$ 2 mil somente na semana passada. Ele até que tem um bom motivo, afinal, o ex-aliado está, também nas mídias sociais, tentando desmerecer a sua candidatura e, portanto, a Internet virou o palco para essa verdadeira guerra travada entre ambos.