Troca troca e devoluções: Paraguai manda de volta para o Brasil pistoleiro que aterrorizou a fronteira

Em vigor desde o início do novo governo, as autoridades do Paraguai estão expulsando os criminosos mais perigosos presos no país vizinho e entregando para as autoridades dos seus países de origem. Como a maioria dos detentos é formada por brasileiros e envolvida com o tráfico de drogas e armas, o Brasil não para de receber esses marginais.

O último a ser expulso do Paraguai e entregue à Polícia Federal do Brasil é Franklin André de Paula, preso durante uma incursão em Capitán Bado, cidade paraguaia que faz fronteira com Coronel Sapucaia (MS). A promotora de Justiça Alicia Sapriza Gómez solicitou a expulsão do criminoso, que tem pena de prisão no Brasil por um caso de homicídio doloso.

Alicia Sapriza solicitou a Víctor Moreno, diretor de Migrações de Pedro Juan Caballero, a expulsão do detido. No pedido, a representante do Ministério Público registrou que o suposto homicídio não tinha registro de entrada no país vizinho. A expulsão do detido foi realizada de acordo com as disposições da Lei 978/96, que determina os fundamentos pelos quais um estrangeiro pode ser expulso do país.