Tretas do Trutis: TRE oficializa indeferimento de candidatura de deputado a prefeito da Capital  

E não será desta vez que o deputado federal Loester Trutis (PSL/MS), mais conhecido como “Tio Trutis”, poderá concorrer à Prefeitura de Campo Grande (MS) pelo seu partido. Como esperado, a candidatura dele foi barrada pela Justiça eleitoral em decisão que saiu na tarde de ontem (25).

Tio Trutis disputava com o vereador Vinícius Siqueira (PSL) o direito de disputar o cargo pela sigla, inclusive dando uma verdadeira rasteira no colega de legenda. No entanto, Siqueira reverteu a situação no TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

Agora, somente a situação de Sérgio Hatrfouche (Avante) está em análise no TRE, pois ele é alvo de ações jurídicas tentando barrar seu nome. Tio Trutis já vinha colecionando derrotas na Justiça Eleitoral e, antes do resultado de ontem, o Pleno do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) já tinha negado um recurso e mantido a decisão de primeira instância, ou seja, que o vereador Vinícius Siqueira (PSL) é o candidato da legenda na disputa pela Prefeitura da Capital.

Tio Trutis recorreu após ter o pedido rejeitado pela 44ª Zona Eleitoral, que reconheceu irregularidades na convenção realizado pelo PSL para escolher o candidato a prefeito de Campo Grande. Porém, o juiz-membro do TRE-MS, Djailson de Souza, indeferiu o recurso, mas a defesa do deputado recorreu, alegando suspeição do magistrado.

Djailson Souza rebateu a alegação e negou mais um recurso, sendo que agora o Pleno da Corte Eleitoral confirmou a decisão, rejeitando a suspeição por unanimidade. O caso foi a plenário, após mais um recurso. Por 4 a 1, os membros do Pleno rejeitaram a hipótese de retirar o magistrado do processo. E por unanimidade, os cinco magistrados negaram o agravo interno em seu mérito.