Tretas do Trutis! Fenaj lembra ataques de deputado a jornalista de MS por publicar a verdade

As tretas do deputado federal Loester Trutis (PSL/MS), mais conhecido como “Tio Trutis”, ganharam mídia nacional após a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) destacar, em seu relatório sobre a violência na profissão, o episódio em que a jornalista Rayani Santa Cruz, do site TopMídiaNews, foi atacada pelo “nobre” parlamentar após publicar matéria apontando contradições no suposto atentado sofrido por ele em fevereiro de 2020.

As contradições apontadas pela jornalista acabaram sendo confirmadas meses depois pela Polícia Federal, que concluiu o inquérito e apontou que Tio Trutis forjou o atentado. Conforme a Fenaj, em 2020, houve uma verdadeira explosão da violência contra jornalistas e contra a imprensa de modo geral, sendo registrados 428 episódios, 105,77% a mais do que em 2019.

A descredibilização da imprensa, como no ano anterior, foi a violência mais frequente: 152 casos, o que representa 35,51% do total. No caso da jornalista do TopMídiaNews, o ataque do deputado não prosperou, pois houve a plena divulgação do caso em todos os veículos de imprensa, inclusive, com a prisão do parlamentar em operação da Polícia Federal.

“A jornalista Rayani Santa Cruz, repórter do site Topmidianews, foi agredida verbalmente pelo deputado federal Loester Trutis (PSL), após publicar reportagem apontando contradições entre publicação do deputado em rede social e pronunciamento na Câmara dos Deputados sobre atentado que teria sofrido. Loester acusou a jornalista de deturpar os fatos e usou argumentos machistas e misóginos para desqualificar o trabalho de Rayani. Chegou a publicar: tem outra jornalista tentando dar o furo. Em novembro, a Polícia Federal finalizou inquérito que investigou o atentado e a conclusão foi de que o ataque foi forjado pelo deputado”, diz o relatório, que possui centenas de casos de ataques de políticos e de pessoas comuns a jornalistas.

Na época da publicação, o Sindjor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MS) emitiu nota de repúdio sobre o caso e prestou solidariedade à jornalista. O parlamentar em questão fez outras agressões virtuais diretas aos profissionais da comunicação, mas nem todos foram contabilizadas.