Tretas do Trutis: Deputado tem mandado de segurança negado e vereador continua candidato

Até que o deputado federal Loester Trutis (PSL/MS), mais conhecido como “Tio Trutis”, tentou recuperar a candidatura a prefeito de Campo Grande pela legenda depois que a Justiça Eleitoral anulou votos obtidos por ele na convenção municipal, porém, o juiz Djailson de Souza o mandado de segurança impetrado pelo “nobre” parlamentar.

 

Agora, continua como candidato do partido à Prefeitura da Capital o vereador Vinícius Siqueira, que chegou a trocar de partido para ser o escolhido pelo PSL, mas, aos 45 minutos do 2º tempo, levou uma rasteira do Tio Trutis, que se dizia seu grande amigo. No entanto, a Justiça Eleitoral desfez a “rasteira” aplicada pelo deputado federal e declarou Siqueira como vencedor da convenção realizada no dia 13 de setembro.

 

Inconformado com a derrota na Justiça, Tio Trutis recorreu alegando que o seu nome como candidato a prefeito foi validado pela Direção Nacional do PSL. Além disso, ele afirma que a decisão da Justiça Eleitoral em primeira instância foi tomada com base em “premissa equivocada”, já que “os membros da executiva municipal do PSL seriam todos titulares” e que Siqueira não apresentou o voto dele no evento, nem sequer indicou o próprio nome para o cargo de vice-prefeito.

 

O deputado federal reclama que a campanha eleitoral já começou e isso estaria gerando prejuízo a sua candidatura. Apesar de todos os argumentos, Tio Trutis teve o pedido negado e ainda recebeu uma bronca do juiz. “Para começo, ao contrário do que diz o impetrante, não foi a decisão judicial de primeiro grau que trouxe insegurança jurídica à campanha dos convencionais do PSL. A atuação de seus membros na escolha de seus candidatos é que obrigou o Poder Judiciário, chamado a decidir, a se pronunciar para dirimir questões internas do Partido e que poderiam ter sido por eles resolvidas com bom senso”, disse o magistrado.

 

Em seguida, o juiz ainda destaca que a via escolhida para contestar a decisão em primeiro grau foi inadequada e que Tio Trutis já tinha recorrido na ação originária. “Ele pode ali manifestar o seu inconformismo por meio de recurso próprio”, diz, completando que o recurso ainda não foi distribuído para julgamento. Ou seja, o sonho dourado do deputado federal se tornar prefeito está se tornando um pesadelo para ele e para o partido, que, a cada dia, vê a possibilidade mais distante.

 

Vai vendo!!!!