Trapalhada na Corte: TCE traz, no mesmo dia, posse de Kayatt e a multa por irregularidades quando era prefeito

Seria cômico, se não fosse trágico. O portal do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) é o instrumento de uma situação, no mínimo, vergonhosa, para não dizer outra coisa.

Enquanto a primeira página do site trazia uma matéria com a posse, em toque de caixa, dos dois novos conselheiros da Corte – o deputado estadual Flávio Kayatt e o secretário estadual de Fazenda, Márcio Monteiro -, o Diário Oficial do órgão, que também é publicado no site do Tribunal, trazia uma multa contra o novo membro da época em que foi prefeito de Ponta Porã (MS).

O fato é que em matéria publicada na capa do site o TCE-MS relata a posse, em tempo recorde, dos conselheiros Flávio Kayatt e Márcio Monteiro. A matéria explica que Flávio Kayatt renunciou ao mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e Márcio Monteiro deixou o cargo de secretário estadual de Fazenda, renunciando também ao mandato de deputado federal.

Esqueceram de avisar o pessoal técnico que a posse política seria relâmpago. Aí a publicação sapeca o conselheiro novato. O que pensar disso? Pois é!

No entanto, não cita que ambos respondem a ações na Justiça por irregularidades no exercício de cargos públicos. Porém, o Diário Oficial do TCE-MS acaba, meio que sem querer – vai saber não é mesmo – corrigindo essa falha, pois traz “APLICAÇÃO DE MULTA ao Ex-Prefeito Municipal de Ponta Porã – MS, Flávio Esgaib Kayatt, inscrito no CPF/MF sob o n. 338.551.881-49, em valor correspondente a 80 (oitenta) UFERMS”.

A multa é porque foram encontradas irregularidades no contrato administrativo celebrado pela administração de Flávio Kayatt à frente da Prefeitura de Ponta Porã para a prestação de serviços médicos de exames de colonoscopia e endoscopia.

No entanto, parece que as inúmeras ações suspeitas contra Kayatt e Márcio Monteiro importam. Tanto que o presidente da Corte de Contas, conselheiro Waldir Neves, destacou o trabalho e a experiência que os novos conselheiros têm na história política do Estado bem como na gestão pública além de chegarem para assumir uma nova missão dando um exemplo de cidadania com a causa pública.

O presidente ainda acrescentou: “Ambos os conselheiros estão vindo para engrandecer ainda mais o trabalho em nosso Tribunal de Contas trabalhando em harmonia com os demais Poderes, nos fortalecendo e procurar obter com resultados concretos, com efetividade e é assim que nós temos feito no TCE-MS”.

Então tá!