Transparência: TCE apresenta em seminário ferramenta para inovar controle de gastos públicos

Presidente do TCE, Waldir Neves

Nesta quinta-feira (20), o TCE (Tribunal de Contas do Estado) participa do seminário “A Transparência da Informação: Notícias Falsas, Transparência na Gestão Pública, Eleições 2018”, que será promovido pela Corte Fiscal em parceria com a UCDB, TV Morena e TRE (Tribunal Regional Eleitoral) no auditório do Bloco A da Universidade. O evento busca debater o fato de as informações serem divulgadas com rapidez, sem rigoroso controle da veracidade, podendo comprometer o resultado justo e impactar negativamente no ambiente eleitoral.

Por isso, o seminário buscará um diálogo que caminhará por três eixos que têm correlação: fake news, eleições e transparência na gestão pública. No quesito gestão pública, o TCE vai fazer um amplo detalhamento o Projeto E-EXTRATOR, a mais avançada ferramenta desenvolvida para a extração de dados que associa tecnologia da informação, inteligência artificial e controle de risco.

Segundo o presidente do TCE, conselheiro Waldir Neves, o E-EXTRATOR é uma ferramenta de extração de dados desenvolvida pela Corte Fiscal de Mato Grosso do Sul e foi destaque no Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado em Curitiba (PR) no mês de outubro de 2017. “O seu desempenho, além de conquistar o interesse de pesquisadores de outros países, ganhou um espaço no Congresso de Cibernética e Informática, realizado nos Estados Unidos”, revelou.

Ele completa que o E-EXTRATOR é uma contribuição do TCE no combate à corrupção. “E nossa equipe, muito bem preparada, tem realmente apresentado resultados, demonstrando que o controle deve ir além da análise de prestação de gastos e deve avaliar a qualidade da gestão. Esse é o nosso grande desafio, proporcionar para a sociedade informações verídicas que possa contribuir com as análises para que os gestores vejam onde estão errando para melhorar sua administração”, afirmou.

O presidente da Corte de Contas salienta, ainda, que não adianta o gestor público cumprir as regras constitucionais se o resultado de sua administração não atender adequadamente ao cidadão. “Essa foi nossa grande busca e, graças a Deus, estamos coroando nossa administração com esse resultado ao apresentar aos colegas e a sociedade uma ferramenta mais moderna na análise e na avaliação de dados, agindo preventivamente”, declarou.