Traficantes europeus usam partes de automóvel e brinquedos para levar cocaína para Austrália

Famoso fornecedor de maconha para o resto do mundo, o Paraguai agora virou rota para o tráfico internacional de drogas, servindo de entreposto para o envio de maconha e cocaína da Europa para a Oceania. O “novo caminho” utilizado pelos traficantes holandeses para abastecer o “mercado de drogas” da Austrália foi descoberto ontem (10) pelos agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai), no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Luque, cidade paraguaia que faz parte da região metropolitana de Assunção.

Os agentes especiais do Senad detectaram uma carga de 12,708 quilos de cera de maconha e 579 gramas de cocaína escondidas dentro de partes mecânicas de um automóvel desmontado e brinquedos que vinham da Holanda com destino à cidade de Sidney, na Austrália. A abertura das encomendas foi realizada na presença do magistrado Gustavo Amarilla e da fiscal Lorena Ledesma, do Tribunal de Atenção Permanente do Palácio da Justiça do Paraguai.

Fontes do Senad informaram que ambas as “encomendas” foram confiscadas depois que os cães farejadores treinados para a detecção de narcóticos alertaram sobre a presença de drogas nas cargas. Na primeira embalagem constituída por partes mecânicas de um automóvel enviado da Holanda, os agentes encontraram um total de 21 pacotes de cera de maconha, cujo peso totalizou 12,708 quilos.

Na segunda carga, que continha brinquedos e termostatos, os policiais encontraram 579 gramas de cocaína. Os pontos de verificação da Senad na área do aeroporto baseiam-se em tarefas nas quais as investigações são coordenadas pelos agentes especiais e a tarefa meticulosa realizada pelos cães farejadores junto com os guias.