Traficante de armas que trouxe metralhadora que matou Rafaat ganha direito de ir para casa

O suposto empresário Carlos Federico León Campos, dono da empresa paraguaia Comtecpar S/A, que tinha sido preso e processados por tráfico de armas, teve concedida a prisão domiciliária pelo Tribunal de Apelações do Paraguai depois de passar nove meses na prisão.

Ele é suspeito de ter fornecido as armas usadas para perpetrado o assassinato cinematográfico do narcotraficante e contrabandista de armas e munições Jorge Rafaat ocorrido no dia 15 de junho do ano passado na cidade de Pedro Juan Caballero, na fronteira seca com o Brasil.

Por unanimidade, os juízes Gustavo Santander Dans, Pedro Mayor Martinez e Vera Navarro Delio concederam prisão domiciliar para Carlos Federico León Campos, dono da empresa de importação de armas Comtecpar S/A.

O Tribunal de Apelações revogou o despacho de medidas provisórias nº 1.029, de 28 de dezembro de 2016, em que o juiz de instrução penal Hugo Antonio Sosa Pasmor rejeitava a revogação da prisão preventiva e ordenou que León Campos continuasse na penitenciária de Tacumbú.

O juiz Sosa Pasmor alegou que León Campos foi acusado pela promotora de Justila Lorena Ledesma dos crimes incluídos nos artigos da Lei nº 4036, que trata sobre o tráfico de armas de fogo, suas peças e componentes, munições, explosivos, acessórios e afins, bem como por associação criminosa.

No entanto, os juízes Santander Dans, Mayor Martinez e Vera Navarro alegaram que o Artigo 19 da Constituição estabelece que a prisão preventiva “em nenhum caso” deve durar mais tempo do que o pena mínima pelo mesmo crime.

Neste caso, as infracções para as quais ele é acusado estabelecem pena mínima de seis meses de prisão e, como ficou privado da sua liberdade durante nove meses e 16 dias, os juízes decidiram pela concessão da prisão domiciliar.

Além disso, eles ordenaram que a prisão domiciliar de León Campos tenha rigoroso acompanhamento por parte da Polícia Nacional, sendo obrigado a comparecer na audiência preliminar, estando proibido de sair do país, de transportar armas e execução de interesse de segurança.

A acusação

León Campos foi acusado pelos promotores de Justiça de violação da Lei de Armas nos termos dos artigos 96, ingresso por aduanas não autorizadas (pena de até 5 anos de prisão), 97, fabricação ilícita (pena de até 10 anos), 98, tráfico ilegal (até 10 anos), e 99, atos relativos e puníveis (até 10 anos de prisão), bem como associação criminosa nos termos do Código Penal, que prevê até 5 anos de prisão.

Em 9 de março de 2016, depois de uma operação policial em uma casa no Bairro de Villa Aurelia, em Pedro Juan Caballero, foram encontradas duas metralhadoras de calibre .50, que são usadas para abater veículos blindados, vários rifles de assalto, pistolas, silenciadores, explosivos, cabos detonadores e munições.

Os materiais apreendidos eram semelhantes aos utilizados mais tarde, no dia 15 de junho, ou seja, três meses depois, para matar o narcotraficante Jorge Rafaat.