Toque de recolher é prorrogado por mais 15 dias, mas medida não pode ser só para “enxugar gelo”

O Governo do Estado publicou decreto para estender por mais 15 dias o toque de recolher que vai agora até o dia 24 de janeiro obrigando todo cidadão a estar em casa das 22h às 5h.

A medida é devido aos crescimento dos casos da Covid-19 que teimam em não recuar, pelo contrário, só aumento com as mortes sendo registradas sucessivamente em um patamar alto.

Quem for pego desrespeitando a medida vai ser orientada para retornar a sua residência em caso de desobediência será conduzida para a delegacia e indiciada por crime de desobediência.

No caso dos comércio serão fiscalizados principalmente com relação a documentação como o alvará de funcionamento. Caso haja alguma irregularidade o estabelecimento poderá ser autuado e até mesmo interditado.

O que tem se notado, principalmente nos fins de semana, é que muita gente se aglomera em festas e reuniões clandestinas. Só o toque de recolher não basta. É necessário que às autoridades deem uma resposta imediata as denúncias dos moradores quanto as aglomerações. Do contrário a medida é enxugar gelo.

Até esta quinta-feira (7), Mato Grosso do Sul já registrou 2.486 mortes pela covid-19, motivo das ações restritivas e do toque de recolher em todo solo estadual. Desde o início da pandemia, são 140.463 infectados pelo novo coronavírus confirmados, sendo 124.839 curados. Há ainda 8.84 casos a serem confirmados.

Entre ontem e hoje, mais 1.311 casos foram notificados às autoridades sul-mato-grossenses de saúde pública, com 492 ainda suspeitos. No mesmo período, também houveram outras 27 mortes causadas pela covid-19.

“A situação segue crítica. Os números de óbitos, de internações, de casos confirmados, estão todos exagerados. Tudo leva a crer que a mobilidade social contribua muito para isso continuar, então a única forma de evitar isso é um toque de recolher e que as prefeituras sigam nas recomendações”, diz o secretário de Saúde Geraldo Resende.