Tem cada uma: PRF apreende na região de fronteira a pistola conhecida como “mata polícia”

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu, na quinta-feira (13), na região de fronteira do Paraguai com o Brasil, uma pistola especial conhecida como “mata polícia”. A apreensão foi durante fiscalização em um prestador de serviço de vistoria ao Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) em Ponta Porã (MS).

Ele foi abordado na BR-463 quando transitava a bordo de uma motocicleta Kawasaki, cor verde, placa EXC-9614, de Ponta Porã (MS), no sentido de Dourados a Ponta Porã. Durante a abordagem, ele demostrou nervosismo desnecessário, o que levou os PRFs a realizarem uma busca no veículo e uma revista no prestador de serviços.

Neste momento, eles encontraram em poder do rapaz uma pistola marca FN Five-Seven, concebida no desconhecido calibre 5,7 x 28 mm, uma munição semelhante a de fuzil, arma conhecida como “mata polícia”, já que tem um alto poder de destruição chegando a perfurar colete a prova de balas.

A prisão do prestador do servido chamou a atenção dos policias e dos serviços de inteligência da Polícia, já que transitava com destino a fronteira, onde seria supostamente vendida. A Polícia investiga a origem da arma assim como seu destino final.

Especificações técnicas da arma

Lançada oficialmente no mercado pela empresa belga FN Herstal, há pouco mais de 10 anos, a pistola FN Five-Seven, concebida no desconhecido calibre 5,7 x 28 mm, era a principal promessa de uma nova tendência para este tipo de arma, mas, pela dificuldade na obtenção de sua munição, não obteve o sucesso esperado, tendo sido rapidamente superada por outras pistolas de propostas mais comerciais.

Os principais pontos positivos da FN Five-Seven são: armação construída em polímero; cano fabricado com cromo endurecido, que impede qualquer tipo de corrosão e oferece uma maior resistência e durabilidade (garantia para 20 mil disparos); bom controle de seu recuo; boa capacidade de carga (até 20 cartuchos); elevado poder de penetração de sua munição, podendo superar, dependendo do tipo de projétil utilizado, coletes balísticos até o nível IIIA (a 50 metros); e alça de mira com regulagem manual de altura.

Atualmente é comercializada em 4 versões diferentes: DAO – Modelo standard com funcionamento somente em dupla ação; TACTICAL – Dispõem de um sistema de dupla e simples ação e trava manual (o modelo standard não apresenta trava); IOM (Individual Officers Model) – Diferencia da Tactical por apresentar um trilho tático e sistema de alça de mira ajustável; e USG (United States Goverrnment) – Similar a IOM, mas com um gatilho diferente e uma empunhadura melhorada.

Sua utilização na atividade policial gerou muita controvérsia, em razão do alto poder de penetração de sua munição, mas mesmo assim foi adotada oficialmente pelo GIGN francês. A FN Herstal, adequando-se melhor ao mercado mundial, lançou diversos outros modelos de pistolas para uso policial, tais como: FNP-9, FNP-40, FNX-9 e FNX-40.