Tá explicado porque não queria vir! Piloto entra no RDD e fica isolado por 22 horas por dia

O narcotraficante brasileiro Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, 43 anos, mais conhecido como “Marcelo Piloto”, foi expulso ontem (19) do Paraguai para o Brasil por despacho do presidente da República, Mário Abdo Benitez. O criminoso foi entregue à Polícia Federal do Brasil e levado para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, que fica a 200 quilômetros de Ciudad del Este, no Paraguai, onde, além de cumprir uma pena de 26 anos de reclusão, será julgado pela execução da garota de programa dentro da cela em que estava preso em Assunção.

O traficante, que já confessou ter traficado drogas e armas para a facção criminosa a qual pertence, o CV (Comando Vermelho), foi despertado às 4 horas de ontem escoltado por um pelotão de fuzileiros da Força de Operações Especiais da Polícia do Paraguai (FOPE). Eles o levaram vestido com tênis, shorts e camiseta, sendo que o criminoso internacional não teve tempo nem de escolher uma jaqueta.

A expulsão abrupta ocorreu quando ele ainda dormia tranquilamente em sua cama, em cela do Agrupamento Especializado da Polícia Nacional do Paraguai. O recinto tem uma cozinha mobilada e foi equipado com ar condicionado portátil e um ventilador.

Os atiradores do FOPE informaram ao oficial de serviço que Marcelo Piloto tinha sido expulso do país por ordem do presidente Mário Abdo Benitez. Funcionários responsáveis pela custódia de narco nem sequer tiveram tempo de comunicar a notícia a seus chefes diretos, que só souberam da movimentação quando a comitiva de três caminhões tinha chegado ao Aeroporto Internacional de Luque.

Marcelo Piloto partiu às 5h05 para o Aeroporto de Itaipu, em Hernandarias, no Paraguai, em um voo de quase uma hora em um avião da Força Aérea do Paraguai. O ministro do Interior, Juan Ernesto Villamayor, deu respostas ambíguas e elusivas na primeira hora, quando foi consultado sobre a entrega de Marcelo Piloto.

 

Perto de Ciudad del Este

O Governo do Brasil, através de sua Embaixada no Paraguai, parabenizou o presidente Mário Abad Benitez pela decisão de expulsar Marcelo Piloto. Ele foi entregue à Polícia Federal na pista do aeroporto de Itaipu. O criminoso foi levado primeiro para Foz de Iguaçu (PR), em um helicóptero da Polícia Civil.

Após essa ação, que ocorreu antes das 8 horas, foi anunciado que Marcelo Piloto foi transferido para a prisão da cidade Catanduvas, também no Estado do Paraná, a apenas 200 quilômetros de Ciudad del Este.

O presídio é uma das cinco instalações de segurança máxima do sistema penitenciário federal do Brasil. No País, ele deve completar sua sentença de 26 anos e 4 meses, interrompida em 2007, quando escapou, então ainda faltam 15 anos para ser expurgado.

De acordo com os dados obtidos, Marcelo Piloto teve a cabeça raspada ao entrar na prisão de Catanduvas e submetido a um regime de ajuste de um mês, que consiste em permanecer isolado da população carcerária. Supostamente, ele deve passar 22 horas por dia em sua cela, assim como está Jarvis Chimenes Pavão quando foi extraditado há quase um ano.