Supermercados da periferia vendem um monte de porcarias vencidas e acaba autuado pelo Procon

Os fiscais da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) atuaram dois supermercados localizados nos bairros Jardim Novos Estados e São Jorge da Lagoa, em Campo Grande (MS), por comercializarem produtos com prazo de validade expirado ou sem qualquer informação de data de fabricação ou procedência.

No Bairro Jardim Novos Estados, foi autuado o supermercado, padaria e conveniência localizado na Avenida Senhor do Bonfim, no Residencial Novo São Paulo, enquanto no Bairro São Jorge da Lagoa o estabelecimento autuado está localizado na Rua Fátima do Sul.

No primeiro estabelecimento, foram encontrados fora do prazo de validade potes de saladas variadas de fabricação própria, garrafas de molho shoyu, macarrão de diversos tipos, refrigerantes com vencimento em janeiro deste ano, carne bovina do tipo cupim com aproximadamente 5 quilos.

Outros produtos alimentícios, como cortes de frango, juntamente com suco de uva integral não apresentaram quaisquer informações que demonstrasse época de fabricação e procedência também foram retirados dos locais onde se encontravam expostos e descartados na presença tanto da equipe como de funcionários do estabelecimento comercial.

Já no segundo supermercado foram encontrados produtos vencidos, sem informação de vencimento ou procedência e, ainda, com embalagens avariadas, corrompidas ou violadas ou armazenadas de forma inadequada. Entre os vencidos, há que se destacar a existência de 341 tabletes ou cubos de caldo de galinha ou legumes, alguns dos quais com prazo expirado em janeiro deste ano.

Também estavam expostos, impróprios para venda devido ao prazo de validade, 3,3 quilos de ingredientes para feijoada. Com as mesmas irregularidades foram retirados iogurtes, 17 embalagens de bolachas, 22 garrafas de água gaseificada, bisnaguinhas, 12 latas de cerveja, 17 unidades de bolos de copo, tubaína, massa para tapioca, leite condensado polentina e ração para cães.

Sem qualquer informação de origem, composição ou validade fiscais do Procon Estadual encontraram tubaína, cerveja, gelatina, coxa de frango, queijo minas e bacon. Também expostos, mas com embalagens avariadas, violadas ou armazenadas de maneira inadequada, 21 quilos de peixes do tipo pintado inteiro e 2 quilos e 250 gramas de pacu em postas, além de refrigerantes e cervejas.

Todos os itens impróprios para consumo encontrados no supermercado foram descartados na presença tanto da equipe do Procon e de funcionários do estabelecimento comercial. Com a autuação, os responsáveis dispõem de prazo para defesa antes que a punição se converta em multa.

A fiscalização é necessária e, para isso, o Procon precisa contar com a participação do consumidor, por meio de denúncias. Para tanto há várias maneiras para o contato com o órgão de proteção. Estão disponíveis o telefone 151, o aplicativo “fale conosco” do site www.procon.ms.gov.br