Supermercado de rico não perdoa, aumenta preços na pandemia e acaba contido pelo Procon

Depois do Assaí, Atacadão e Comper, chegou a vez do Pão de Açúcar receber a visita da equipe do Procon para ser orientado a não reajustar os preços dos produtos em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Durante a “visita amigável”, os fiscais solicitaram ao responsável pelo supermercado a apresentação das notas de compra para verificar a razão de aumentos, aparentemente injustificados, de alguns produtos de primeira necessidade.

Os integrantes do Procon também desenvolvem trabalho de orientação, principalmente sobre a necessidade de organizar e fazer valer as filas notadamente com relação a idosos e a cobrar dos presentes que mantenham distância entre si como forma de evitar o contágio pelo Covid-19.

Outro objetivo das visitas é apelar para a solidariedade dos responsáveis pelos estabelecimentos de maneira que possam reduzir preços de venda de gêneros considerados de primeira necessidade e imprescindíveis na mesa das famílias.

No Pão de Açúcar, após o pedido do Procon, houve redução nos valores da cartela de ovo, que era oferecida por R$ 12,00 e passou a ser vendida por R$ 8,90. Além do Pão de Açúcar, os fiscais do Procon também passaram por unidades da Rede Econômica e dos Supermercados Nunes, Mister Júnior e Gaúcho, onde, prontamente, também foram aceitas as ponderações da equipe com a redução dos preços de arroz, farinha, trigo e óleo de cozinha entre outros.

O órgão de defesa do consumidor avisa que as “visitas” vão continuar e que tem certeza de que muitos não estão visando apenas lucros, mas entendem a situação pela qual vêm passando inúmeras famílias, muitas das quais sem condições de desenvolver alguma atividade que possa lhes proporcionar o sustento.