Sucuri engole lucro dos receptivos em Bonito e prefeitura fecha os olhos para engordar a cobra

Prefeito Odilson Arruda Soares

Banhada por rios de águas transparentes, com dezenas de cachoeiras, grutas e cavernas submersas. Possui uma fauna e flora exuberantes, com centenas de espécies de aves, mamíferos e répteis ocupando uma vegetação que mistura o Cerrado com a Mata Atlântica. A cidade de Bonito MS é mundialmente conhecida por seus belíssimos atrativos turísticos sendo considerada a Capital brasileira do ecoturismo.

Mas não são somente essas características que tem tornado a cidade famosa. O lado Feio de Bonito tem cada vez mais se mostrado presente na cidade conforme já noticiado aqui no Blog do Nélio. Agora a coisa já mescla calote, estelionato, formação de quadrilha e ameaças de morte.

Conforme denúncia anônima que chegou por e-mail essa semana no canal do leitor do blog, o fato é o seguinte:

Cássio, Agência Sucuri

Muito conhecida, sendo considerada uma das principais agências de turismo de Bonito, e até então, com dita ‘credibilidade’ junto ao trade turístico da cidade, a Agência Sucuri estaria enfrentando problemas financeiros e teria iniciado uma articulação criminosa na tentativa de se salvar da quebra.

Para contextualizar e o leitor entender o caso, em Bonito quando uma agência faz a venda de um passeio, ela retém 30% de sinal do cliente, faz uma reserva e quando chega na cidade paga os 70% restantes.

Por sua vez Cássio Pimentel, dono da agência, teria passado a usar esse sinal para cobrir outros gastos e dívidas que acumulou anteriormente. Isso teria se transformando em uma bola de neve, a agência Sucuri teria passado a não honrar os compromissos com os passeios e atrativos turísticos que teriam passado a bloquear as vendas para esta agência.

Depois de bloqueada no ISQN da prefeitura, ficou proibida de emitir vouchers, foi despejada do local onde funcionava, porém ainda poderia fazer ‘vendas’ em seu site que até o momento está em operação. Mas isso só era de conhecimento entre a Agência e a prefeitura de Bonito.

Diante do bloqueio, a Agência Sucuri passou a procurar novas parcerias com outras agências de turismo que chegaram a celebrar parceria , em questão de poucos dias constataram a cilada que iriam entrar e mesmo assim, foram lesadas na mesma prática que os passeios e atrativos tendo que arcarem com o prejuízo perante seus clientes.

Segundo informações de fontes ligadas ao trade, a dívida com as agências que a Sucuri pediu ajuda (que dividiria as comissões) chega a R$100 mil. Com os atrativos/passeios, transportes, fornecedores e funcionários, o calote já supera o R$1 milhão.

Recentemente foi organizada uma reunião entre a Sectur (Secretaria de Turismo de Bonito), Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e representantes dos passeios, agências e atrativos lesados. Conforme informações obtidas com participantes desta reunião, o real objetivo era ‘parar e abafar’ o caso, A Sectur – Secretaria de Turismo, se propôs a ‘ajudar’ os turistas que chegariam e os passeios assumiriam a perda dos 30% e receber só os outros 70% que os clientes pagariam ao chegar.

Naquele momento Cássio Pimentel encontrava-se preso por dirigir embriagado, mas foi solto no mesmo dia e apareceu na reunião da qual não foi convidado. Nessa data a agência Sucuri já estava com suas portas fechadas deixando seus funcionários com quatro meses de salários atrasados (já ajuizado).

No mesmo dia, antes da reunião, um cliente havia feito uma denúncia na polícia civil pois havia caído “bote da Sucuri”. Esse turista que estava com esposa, foram ‘acolhidos’  conseguindo fazer os passeios pagando só a diferença. Caso a caso foram abafando.

A Sectur havia se comprometido a abrir uma repartição exclusiva para atender os turistas lesados, mas só ficou na promessa mesmo tendo um setor específico de auxílio ao turista. As agências tiveram que assumir os prejuízos tentando reverter em novas vendas e consequentemente a história foi perdendo força.

Cássio Pimentel começou uma nova articulação fazendo com que outras agências que não sabiam do calote já iniciado, pudessem emitir vouchers por ele. Como a Sucuri tem grande fluxo e um trabalho de marketing online bem abrangente, ainda continua captando clientes mesmo com dezenas de reclamações no site “Reclame Aqui” por não devolução de valores de passeios cancelados, além de diversas denúncias e relatos de ameaças feitas por quem resolver denunciar.

Em um primeiro momento a Agência Sucuri tirou seu site do ar e logo depois já estava operando com valores de passeios já atualizados para o segundo semestre deste ano, e claro, atraindo novos clientes. Nessa nova fase do golpe, ela passou a utilizar o número de conta e CNPJ da agência Viva Bonito, que recentemente já declarou não estar mais operando para Sucuri.

O provável golpe continuaria a ser aplicado pela Agência Sucuri, a prefeitura ao invés de parar  e bloquear qualquer forma de comercialização das atividades desta agência, não, “que não se deve levantar nenhuma suspeita, tentar abafar todos esses problemas que derem e no final, deixar esta agência agir nas sombras e de fato prejudicar o destino de ecoturismo mais visitado do Brasil.

 

O Blog tentou por várias vezes falar com a agência através dos telefones disponibilizados na internet. Mas não obteve êxito.

Ainda estamos no aguardo de uma resposta da prefeitura municipal.