Subordinados denunciam capitão PM de Bonito que teria encoberto tenente agressor. Cadê o comando?

O site Top Mídia News, de Campo Grande (MS), publicou uma denúncia feita pelos policiais militares contra o capitão PM que comanda a corporação em Bonito (MS) e Bodoquena (MS). O nome do oficial da Polícia Militar é preservado pelo site, mas, conforme a matéria, ele estaria perseguindo e até provocou a transferências dos praças, como são chamados os policiais com patentes de soldado a cabo, que o denunciaram ao Comando Geral da PM.

Segundo a reportagem, o oficial estaria usando a corporação em Bonito e Bodoquena para serviços particulares. A investigação interna por prevaricação seria uma fachada para ocultar o real motivo da perseguição, que foram denúncias feitas a própria Polícia Militar e ao Ministério Público na cidade turística, uma delas em setembro de 2020.

Pelas denúncias, o capitão PM retira policiais e viaturas de serviço para fins particulares, como entregar ou pegar cheques pessoais, documentos de carro, serviços contábeis e até buscar marmitex. Os policiais militares coletaram farta documentação com áudio, vídeo e documentos, mas, conforme eles, a corporação em Bonito teve acesso ao ser notificada a apurar o caso pela Corregedoria da PM em Campo Grande.

‘’Logo que descobriram, fui transferido para Porto Murtinho, não fui ouvido na sindicância’’, lamenta o policial militar que também não teve o nome divulgado. Ele e outros três foram enviados para Aquidauana e dois para Jardim. O mesmo policial militar diz ser investigado por prevaricação, em razão de não ter avisado seus superiores da ocorrência em que o 2º tenente PM André Luiz Leonel foi flagrado em vídeo espancando uma mulher algemada e sentada, em uma sala de batalhão da PM em Bonito.

A agressão ocorreu em agosto de 2020 e repercutiu nacionalmente. “Eu comuniquei minha superiora imediata, que é uma tenente. Tenho prints que mostram minhas ligações e mensagens de WhatsApp, mas ela não me atendeu. Ela nunca me retornou’’, garantiu o policial militar, que enviou as capturas de tela para o site Top Mídia News. Ainda segundo o soldado PM, que está de licença por abalo emocional, ele não poderia ter acionado outros oficiais, porque incorreria no crime de ‘’quebra de comando’’.

Assim teria ocorrido com os demais policiais que estavam de serviço. Apenas a policial que conteve o 2º tenente PM André Luiz Leonel na hora das agressões não foi investigada. O Comando-Geral da PM já tinha respondido ao site que todas as denúncias contra o capitão e a tenente estavam em apuração. Procuramos o Comando novamente para essa nova denúncia, mas ainda não tivemos resposta.

Vai vendo!!!