Só agora Paraguai reconhece Hezbollah como terrorista e promete apertar o cerco. Será?

O presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez, reconheceu oficialmente o ISIS, a Al Qaeda, o Hamas e o Hezbollah como organizações terroristas e determinou um aumento da fiscalização sobre operações financeiras que envolvam esses grupos islâmicos no país. De acordo com o ministro do Interior do Paraguai, Juan Ernesto Villamayor, por meio do Decreto Executivo nº 2.307/19, o presidente reconheceu a nomeação como organizações terroristas globais do ISIS e da Al Qaeda e como organizações terroristas internacionais para as milícias armadas do Hamas e do Hezbollah.

“Esse decreto exige a implantação de um protocolo na área de segurança, principalmente na área de financiamento das atividades dessas organizações armadas, para realizar a luta contra o terrorismo internacional”, disse Juan Ernesto Villamayor. Os relatórios de inteligência sabem que o grupo criminoso brasileiro Primeiro Comando da Capital (PCC) opera em cidades fronteiriças com o Paraguai, especialmente na região de Alto Paraná, e lavam dinheiro para traficantes de drogas e para o grupo terrorista Hezbollah.

Os Estados Unidos expressaram seu desejo de que tanto o Brasil quanto o Paraguai se unam à decisão Argentina de ajudar a conter o financiamento do terrorismo global. O reconhecimento da designação de organizações terroristas foi adotado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas a partir do Décimo Oitavo Período Ordinário de Sessões do Comitê Interamericano contra o Terrorismo (CICTE).

Mas pouco antes de Luis Alberto Castiglioni renunciar ao cargo de ministro das Relações Exteriores, ele se encontrou no Líbano com autoridades públicas e políticas que são abertamente aliadas do Hezbollah. O chefe do Ministério do Interior enfatizou que a tarefa das agências de prevenção ao terrorismo e dos sistemas de controle e fluxos de moeda será reforçada.