Será que os “zumbis” vão aparecer? O Carnaval garante que vai! A Esplanada vai ver o quê, hoje?

A Polícia Militar e a Guardar Municipal vão garantir a realização, neste sábado (9), das 14 às 22 horas, da tradicional festa do Enterro dos Ossos, que poderia ser cancelada devido aos prejuízos e depredações provocados por vândalos e marginais travestidos de foliões no entorno da Esplanada Ferroviária.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (8) em uma reunião entre o prefeito Marquinhos Trad, os organizadores dos blocos e representantes de entidades. De acordo com Marquinhos Trad, a festa que encerra o Carnaval será mantida respeitando os acordos firmados no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a prefeitura, organizadores dos blocos e MPE (Ministério Público Estadual).

Apesar de ser mantida, a festa será alvo de mais uma reunião na tarde desta sexta-feira, que discutirá alguns pontos para a realização do evento, como estrutura, segurança, número de banheiros químicos que serão disponibilizados, quanto a fiscalização da venda de bebida alcoólica para menores. ”Nós já somos o maior Carnaval do Estado em número de população. Agora, com esse planejamento, seremos o mais seguro”, disse Marquinhos.

Um dos pontos principais a ser discutido será a dispersão dos foliões ao final da festa. Uma possibilidade levantada será de isolar o monumento da Maria Fumaça, que teve grades, refletores e torneiras quebradas no último dia de Carnaval. Também será discutida uma possível transferência do ponto de revista da Avenida Calógeras com Mato Grosso para o cruzamento com a Rua Antônio Maria Coelho.

A decisão de manter a festa no sábado foi motivo de comemoração para os organizadores dos dois maiores blocos de Campo Grande. Vitor Samudio, do Capivara Blasé, afirmou que o planejamento para a realização do enterro dos ossos contribuirá para a organização do próximo Carnaval. ”Esse planejamento é necessário e vai ajudar no cronograma da festa do ano que vem”, disse ao Campo Grande News.

Para Silvana Valu, o diálogo entre a organização dos blocos e o poder público é fundamental para a realização de uma boa festa. ”A reunião de hoje foi muito importante. O apoio do poder público será ainda maior e melhor para garantir a realização do evento sem que ocorra nenhum problema”, disse ao Campo Grande News.

O secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, se comprometeu a participar da reunião na tarde desta sexta-feira para decidir como será o efetivo, mas chegou a questionar se a necessidade da realização da festa. ”Somos nós que arcamos com os problemas”, afirmou.

Ele também levantou o assunto sobre concentrar policiamento no centro e deixar os bairros de lado. ”A Prefeitura banca segurança para 30 ou 40 mil pessoas e outros 800 mil? Ficam como?”, questionou.