Seminário da UFMS e Fapec discute parcerias estratégicas para o desenvolvimento do Estado

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) promovem, na próxima quarta-feira (28), a partir das 8 horas, na Sala de Atos da Reitoria, em Campo Grande (MS), o “Seminário MS 2019 – Parcerias Estratégicas para o Desenvolvimento baseado na Tecnologia e na Inovação”.

A intenção das duas instituições é debater estratégias de desenvolvimento tecnológico e propor soluções inovadoras para temas do cotidiano da população campo-grandense e que visem melhorar o dia a dia das pessoas e das cidades.

Na programação estão cinco palestras com especialistas que abordarão assuntos como transporte, saúde, gestão pública, agronegócio, cidades inteligentes e revolução social para a população carcerária de Mato Grosso do Sul.

Durante o evento, serão firmados vários acordos de cooperação técnica e tecnológica com entidades nacionais e internacionais do setor da ciência, da tecnologia e da inovação. Tudo isso com o objetivo de apresentar e desenvolver novas tecnologias para serem aplicadas em Mato Grosso do Sul.

Propostas

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), de Campinas (SP), irá apresentar a proposta de instalação de manifestações meteorológicas, que podem ser hospedadas em todo o Estado, totalmente voltadas ao acompanhamento climatológico da região.

O objetivo é formar uma rede conectada à internet que permitirá uma previsão do tempo precisa. A tecnologia poderá ser utilizada no agronegócio, para balizar e dar agilidade aos trabalhos da defesa civil, por exemplo. Do Centro, também serão trazidas soluções na área de telecomunicação e Internet.

A saúde também se beneficiará com os acordos. A utilização da tecnologia da informação servirá para otimizar custos com o gerenciamento dos sistemas já existentes atualmente, permitindo que se tenha um cadastro digital de todos os pacientes da rede pública de saúde.

As tecnologias de inteligência artificial também serão apresentadas no Seminário para atender os setores público e privado com mais eficiência e gerar resultados positivos. Sistemas eletrônicos de controle de trânsito serão expostos para permitir que se diminuam os acidentes de trânsito em todo o Mato Grosso do Sul.

Confira abaixo a programação:

8h – SOLENIDADE DE ABERTURA

8h30 – PALESTRA – “Sistemas de Transportes Inteligentes: parcerias para uma revolução na mobilidade urbana sustentável e segura de MS” – Professor Doutor Daniel Mattos (Engenharia da UFMS)

9h15 – PALESTRA – “Saúde Conectada: parcerias para uma revolução na Saúde de MS” – Professor Doutor Wilson Pollara (USP)

10h – PALESTRA – “Mais FAPEX: parcerias para uma revolução na gestão pública de resultados em MS” – Alexandre Simões (Mais Resultados)

10h30 – PALESTRA –”Internet das Coisas: parcerias para uma revolução tecnológica na gestão do agronegócio e das cidades inteligentes” – Dr. Alberto Paradisi (CPqD Campinas)

11h15 – PALESTRA – “Rumo à FUNAP MS: Parcerias para uma revolução social junto à população carcerária do MS” – Eduardo Camargo (Consultor de Projetos da FAPEC)

12h – Solenidade de assinaturas de Acordos de Parceria e Cooperação Técnica e Tecnológica