Semana “bomba” com explosão dos números de contaminados e mortos pelo Covid em MS

Na semana de 27 de junho a 4 de julho, os números de mortes e de contaminados pela Covid-19 apresentaram uma “explosão”, contabilizando, até este sábado (4), um total de 117 óbitos e 91,089 casos confirmados. Na prática, em uma semana, os dados deram um salto de cerca de 30,48% no número de casos confirmados, saindo de 7.307 para 9.910, e de 60,35% no número de mortes, indo de 68 para 117 nesse domingo.

No dia 30 de junho eram 76 óbitos, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, e, até este sábado, já são 107, uma alta de 31 novas mortes em quatro dias. Para o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, foi a semana mais letal desde o início da pandemia com um o número expressivo registrado nos primeiros dias de julho.

Nos hospitais, 91 pessoas estão hoje em UTIs, do total de 209 internados e, conforme o secretário, é impossível vencer essa pandemia sem medidas mais restritivas adotadas: toque de recolher mais cedo e a restrição de serviços não essenciais. Em junho, a média de contaminações foi de 213 pessoas ao dia, enquanto nos primeiros dias de julho a quantidade mais que dobrou e chega a 474 testes positivos a cada 24 horas.

Campo Grande

Com 2.745 casos confirmados, Campo Grande levou 34 dias desde o primeiro registro de caso positivo de Covid-19 para ter óbito em decorrência da doença, mas em menos de uma semana, mais que dobrou o número de vítimas na conta da pandemia. Eram 8 casos até o dia 4 de junho e agora já são 18.

São dez mortes em apenas cinco dias e, a cada 12 horas, uma família moradora em Campo Grande sente o pior lado da crise sanitária mundial. A cidade teve o primeiro contágio da doença confirmado em 9 de março. A data da primeira morte por Covid-19 foi 12 de abril. Depois, houve mais uma morte em abril e outras 5 no mês de maio.

Em junho, houve uma morte no dia 4 atribuída à doença e o mês se encaminhava para fechar sem novos registros. Do dia 29 para cá, porém, a escalada de testes positivos resultou no que as autoridades de saúde sempre alertaram: aumento de pessoas mortas em decorrência dos efeitos do vírus Sars-Cov-2.

Dourados

Já em Dourados, que tem confirmados 2.869 casos confirmados, o Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid-19 anunciou que 31 pessoas já morreram na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul em decorrência da Covid-19. O número atual de mortes em Dourados é 160% maior que os 12 óbitos registrados até o dia 23 de junho, data em que foi concluído o estudo encomendado pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

Elaborado por Fernando Ferraz Ribeiro (Universidade Federal da Bahia), Marco Aurelio Boselli (Universidade Federal de Uberlândia), Everaldo Freitas Guedes (doutor em modelagem computacional aplicada à tecnologia industrial) e Fernanda Vasques Ferreira (Universidade Federal do Oeste da Bahia), o estudo alertou que o número de óbitos poderia dobrar até o dia 7 de julho em Dourados.

Só que o crescimento da doença e consequente do número de óbitos tem se mostrado ainda mais agressivo na cidade. Faltando quatro dias para fechar as duas semanas previstas no estudo, Dourados já tem 19 mortes a mais do que tinha em 23 de junho.

Dourados tem 2.869 casos positivos, 58 a mais nas últimas 24 horas. São 1.496 infectados já considerados recuperados, 1.314 em isolamento domiciliar e 28 pacientes internados – 10 em leitos de enfermaria e 18 em UTI.