Avacalhou de vez: Senac “inova” e cria curso de ‘assessoria de imprensa’ para qualquer um!!!

Que o ensino superior no Brasil não é dos melhores todo mundo já sabe, agora oferecer curso de 30 horas-aulas para assessoria de imprensa é uma piada e de mau gosto. Pois é exatamente isso que o Senac de Mato Grosso do Sul está fazendo.

A entidade está disponibilizando curso de 30 horas-aulas para assessoria de imprensa e os requisitos mínimos são ter a partir de 17 anos de idade e escolaridade mínima de Ensino Médio completo. Ou seja, quem faz faculdade de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pode jogar o diploma no lixo e fazer o curso do Senac, afinal, o estudante pode economizar 4 anos de estudo por apenas 30 horas.

A barbaridade já chegou ao conhecimento ao Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul – Sindjor-MS – e a entidade informa que o assunto será debatido em sua próxima reunião, na quinta-feira, dia 9. De antemão, a diretoria relata que houve contato com os realizadores do curso e a resposta dada é de que ele deveria ser oferecido a profissionais devidamente registrados no Ministério do Trabalho ou, no máximo, estudantes dos últimos anos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, porém a exigência é de apenas o Ensino Médio.

Segundo as informações postadas, o curso de assessoria de imprensa terá duração de 30 horas e irá capacitar o aluno a atuar como assessor de imprensa para um determinado produto, marca, evento ou personalidade (assessorado), identificando temas e elaborando conteúdos jornalísticos que possam despertar o interesse da mídia (veículos de comunicação).

Além disso, o curso apresentará as ferramentas e técnicas desta atividade e aborda como um planejamento de comunicação é utilizado em prol do fortalecimento da imagem do assessorado.

 

Olha só o que precisa ter para fazer o curso:

Você irá apreender

– Definição do perfil da assessoria

– Identificação e definição das ferramentas da assessoria de imprensa.

– Técnicas e linguagens das ferramentas de assessoria de imprensa.

– Identificação da demanda do assessorado, mapeando pontos fortes que possam despertar o interesse da mídia.

– Desenvolvimento das estratégias de comunicação de acordo com o diagnóstico e objetivo do assessorado.

– Reconhecimento das mídias de interesse para projeção da informação.

– Estruturação do planejamento de comunicação integrada: interna (colaboradores) e externa (mídia, fornecedores e comunidade).

– Gerenciamento de crises: como agir em situações que possam comprometer a imagem do assessorado.

– Media Training: orientação para executivos no atendimento às solicitações da imprensa.

– Elaboração de comunicações empresariais e redações jornalísticas.

– Elaboração de comunicações para mídias sociais

 

Requisitos

RG

CPF

17 Anos

Escolaridade mínima: ensino médio completo

As más línguas garantiram ao Blog do Nélio que o próximo curso rápido será de “neurocirurgião”, odontologia e de “medicina veterinária”.

É para acabar mesmo!