Sem espírito de Natal e sem vergonha! Só com presença do Procon Andorinha libera passagem para idosa viajar

Mesmo a 12 dias do Natal, o espírito natalino ainda não tomou conta dos “corações” das empresas de transporte intermunicipal e interestadual que operam no Terminal Rodoviário de Campo Grande (MS). Nesta quinta-feira (12), somente com a presença de uma equipe do Procon, o guichê da Viação Andorinha liberou os 50% de desconto garantidos por lei para a idosa Neide Monteiro dos Santos, que pretende viajar da Capital para o Rio de Janeiro (RJ).

“São essas coisas que nos fazem acreditar que milagre existe. Enquanto reivindicávamos sós, não estávamos conseguindo nada. Foi só vocês chegarem que o milagre aconteceu”, disse Neide Monteiro dos Santos, que é beneficiária de gratuidade no transporte interestadual e enfrentou dificuldade para conseguir os 50% de desconto.

Segundo relato da idosa, que é moradora de Corumbá (MS), ela necessita se deslocar até o Rio de Janeiro para auxiliar uma filha que passou por cirurgia, mas encontrou dificuldade mas conseguiu autorização para se deslocar pagando a metade do valor. “Só consegui para o dia 24. Vou passar a noite de Natal dentro do ônibus, mas, se este é o jeito, temos de nos conformar”, comentou.

Outro caso que contou com a mediação do Procon foi o da idosa Celia Pereira Paniago, que é pensionista e responsável pela manutenção de um filho, Tiago Paniago, portador de necessidades especiais. Ambos necessitavam passagens para viajar até São Paulo (SP). A carteira de “passe livre” do filho estava com validade vencida, mas, com a interferência do órgão estadual de defesa do consumidor, foi encontrada solução e liberadas as passagens de ida e volta.

Ainda na manhã de quinta-feira, a presença de equipe de fiscalização do Procon resultou na expedição de sete autos de infração, por descumprimento da legislação e negativa a liberação das passagens para idosos, um direito assegurado. Em relação à Viação Motta, foram duas autuações, enquanto a Eucatur foi autuada cinco vezes, todas em atendimento a denúncias de consumidores.