Sem bater ponto e com meio período de trabalho, comissionados da AL ‘livres’ para campanha. Pode?

No dia 16 de novembro do ano passado, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa publicou, no Diário Oficial Eletrônico da Casa de Leis, o Ato nº 083/2017, que tratava sobre a alteração do horário de funcionamento do Poder Legislativo. A decisão foi justificada pela necessidade de executar a reforma das instalações do prédio da Casa de Leis, pois teria risco de pessoas estarem trabalhando no local durante a retirada do sistema elétrico, do cabeamento de informática e da substituição total do forro.

Portanto, o horário de expediente passou a ser das 7h30 às 13h30, ressalvados os serviços que por sua natureza tenham continuidade no período vespertino. A jornada fica estabelecida em 30 horas semanais, sendo 6 horas diárias ininterruptas. Normalmente, para quem não sabe, a Assembleia Legislativa atendia das 7 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.

No entanto, o que era para ser temporário deve durar um pouco mais, já que fontes ouvidas pelo Blog do Nélio informaram que o meio expediente deverá mesmo ser mantido na Assembleia Legislativa a partir de fevereiro deste ano, quando termina o recesso parlamentar. Agora, o motivo não será apenas a segurança dos servidores, mas a campanha eleitoral dos nobres parlamentares estaduais de olho no pleito do mês de outubro.

Com isso, os mais de 600 servidores comissionados deverão “trabalhar” em tempo integral como cabos eleitorais nas chamadas bases dos deputados estaduais que pretendem tentar a reeleição neste ano de 2018. Graças ao Ato nº 083/2017, que regulamentou a alteração do horário de funcionamento do Poder Legislativo, agora eles estarão livres de bater cartão, contribuindo com a possível reeleição dos chefes.