Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai aponta “Galã” como principal “articulador” do PCC no país

O ministro da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai), Hugo Vera, disse ontem (28) que o traficante de drogas brasileiro Elton Leonel Rumich da Silva, mais conhecido como “Galã”, é o principal “articulador” da facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital) no país vizinho, onde tem vários processos e está envolvido da maioria das execuções dos concorrentes.

“Trata-se do principal articulador da célula do PCC no Paraguai. Ele tem uma intensa vida de faro da lei e é um viciado em cocaína, o que não deixa de ser um perfil dos grandes narcotraficantes da América Latina. Além disso, Galã é um dos assassinos de Jorge Rafaat, que foi morto em um ataque cinematográfico organizado por esse líder do PCC no nosso país”, disse Vera.

O chefe da Senad advertiu que agora o Paraguai terá “disputas” de poder pelo controle do tráfico de drogas e de armas no norte do Paraguai, mais especificamente na “fronteira seca” do país com o Brasil, nas cidades de Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (MS). Ele também indicou que a captura de “Galã” enfraquece o PCC no Paraguai e isso pode ser explorado pelas autoridades locais para atacar a facção criminosa no país vizinho.

“O PCC tem uma estrutura vertical em termos de tomada de decisão”, disse Vera, acrescentando que, dentro da referida poderosa organização criminosa brasileira, não há um chefe imediato e, portanto, enquanto o novo “comandante” do grupo não surge, a Polícia deve aproveitar para desmanchar a facção.

Vera comentou ainda que o PCC conseguiu “se esgueirar” para o sistema financeiro do Paraguai por meio de empresas de fachada criadas para a “lavagem” do dinheiro da organização criminosa.

Antecedentes e processos

Elton Leonel Rumich da Silva, um dos criminosos mais perigosos do Brasil e no Paraguai, foi preso pela Polícia Civil na noite de terça-feira (27) na cidade do Rio de Janeiro (RJ) quando fazia uma tatuagem. Ele é acusado de ser o responsável intelectual pela execução do “Rei da Fronteira” Jorge Rafaat Toumani em 15 de julho de 2017.

Galã também é suspeito de ser o autor intelectual de um ataque que ocorreu em 25 de outubro de 2017 na cidade de Assunção, capital do Paraguai, contra William Giménez, que era um dos braços direitos do também traficante brasileiro Jarvis Chimenes Pavão, que está preso no Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Na ocasião do atentado, o filho de William Giménez morreu e, ao verificar esse fato, cometeu suicídio.