Ranking da Vergonha: 6 dos 11 parlamentares da Bancada Federal de MS são processados na Justiça

Em ano de eleições para deputados federais e senadores, nada mais oportuno que os eleitores de Mato Grosso do Sul tenham informações sobre os prováveis candidatos. Por isso, o Blog do Nélio decidiu fazer uma consulta ao site da ONG (Organização Não Governamental) Ranking dos Políticos e constatou que seis dos 11 parlamentares da bancada federal do Estado respondem a processos na Justiça.

O Blog do Nélio entende que o eleitor que quiser votar com um mínimo grau de critério precisa obter informações sobre os candidatos e, nesse sentido, o Ranking dos Políticos reúne eletronicamente centenas de milhares de fatos sobre todos os políticos e os resume de forma simples de escolher. Ao consultá-lo, um eleitor pode votar de modo consciente em poucos minutos e evitar que os maus políticos sejam reeleitos.

Nesse verdadeiro “ranking da vergonha”, os seis parlamentares processados pela Justiça são a senadora Simone Tebet e os deputados federais Vander Loubet, Zeca do PT, Dagoberto Nogueira Filho, Geraldo Resende e Henrique Mandetta. Esses terão de prestar esclarecimentos aos eleitores sobre as acusações que pesam contra eles no exercício da vida pública para convencê-los a terem mais uma chance no Congresso Nacional.

Os outros cinco parlamentares que não são processados na Justiça são os senadores Pedro Chaves e Waldemir Moka e os deputados federais Elizeu Dionizio, Tereza Cristina e Fábio Trad, que sendo que este acabou de assumir a vaga deixada pelo deputado federal Carlos Marun, que assumiu uma pasta no Governo Temer.

Os critérios utilizados pela ONG para um político ganhar ou perder pontos são presença nas sessões, privilégios, processos judiciais, qualidade legislativa, formação universitária, filiação partidária e extras. No caso das pontuações extras, elas são fruto de alguma iniciativa relevante não prevista nos demais critérios.

Por exemplo, parlamentares que assinam bons projetos, mesmo que não consigam o mínimo possível de assinaturas para serem discutidos. Da mesma forma, os parlamentares podem perder pontos por conta de algum fato importante que não se enquadre nos critérios.

Já no caso dos processos judiciais cada ação na Justiça equivale a menos 10 pontos, enquanto cada acusação grave vale menos 10 pontos e cada processo grave com condenação pesa o triplo. No “ranking da vergonha” dos políticos processados do Estado, o campeão é o deputado Vander Loubet, com 140 pontos negativos.

Logo abaixo vem o tio dele, o deputado federal Zeca do PT, com 80 pontos negativos, seguido pelos colegas Dagoberto Nogueira (60 pontos negativos), Geraldo Resende (50 pontos negativos) e Mandetta (30 pontos negativos). A senadora Simone Tebet, que está no seu primeiro mandato no Senado Federal, é a lanterninha desse grupo com 30 pontos negativos.

Portanto, caros eleitores, antes de optar por esse ou aquele candidato, dá uma consultada no ranking que compara os políticos de todo o Brasil. Lá estão classificados os senadores e deputados federais do melhor para o pior e não custa nada saber quem integra a enorme lista de corruptos e incompetentes na política brasileira.