Que vírus que nada! Bandidos continua ativos na fronteira e armas de guerra são apreendidas

ráfico e Paraguai apreendem peças de armas de guerra

A pandemia mundial do novo coranavírus (Covid-19) não parece ter arrefecido a gana do tráfico de armas no Paraguai, onde as autoridades locais, por meio de uma conjunta de Forças de Segurança encarregadas de vigilância e segurança do Aeroporto Guarani, em Ciudad del Este, apreenderam várias armas de guerra e acessórios contrabandeados dos Estados Unidos.

Após investigação pelos serviços de inteligência, foi realizada a operação envolvendo a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), Alfândega, DIMABEL e DINAC. Vistoriando uma carga suspeita, cuja documentação indicava se tratar de ferramentas procedentes de Miami, chegou-se ao crime com moldes de terrorismo internacional.

Ainda no Terminal de Cargas do aeroporto, as autoridades fizeram a abertura de caixas e contêineres, resultando na descoberta da carga composta por material de guerra. Toda a carga foi removida para inspeção, revelando nove caixas de papelão com cerca de 835 componentes de montagem de diferentes e potentes armas.

Após a descoberta das peças para armamento militar o Ministério Público do Paraguai foi comunicado e o caso passando a ser acompanhado pela promotora Estela Marys Ramírez e sua equipe para continuidade da investigação. Até o começo da noite de hoje, havia sido preso o assistente de despachante paraguaio Richard Agustin Campuzano.

A partir de agora, as autoridades se concentrarão em definir o destino e destinatário dos acessórios de guerra apreendidos. A Força Tarefa também tentará estabelecer as conexões criminais envolvidas com a carga milionária e perigosa, pois montaria um grande arsenal.