Que toque de recolher que nada! Nem o frio impediu que quase 100 estabelecimentos burlem medida

As baixas temperaturas registras na noite de sábado (23) para domingo (24) não foram suficientes para impedir que os campo-grandenses desrespeitassem o toque de recolher da meia-noite às 5 horas. Levantamento da Guarda Municipal aponta que, quanto maior o número de comércios abertos durante o toque de recolher, maior está sendo o número de pessoas violando o decreto.

Neste fim de semana, 94 estabelecimentos comerciais, com predomínio em bares e conveniências, desrespeitaram decreto municipal e foram orientados a fecharem. Diferente dos outros dias da semana, o maior fluxo de pessoas nas ruas e nos comércios durante o horário estipulado continua sendo entre sexta-feira e domingo.

Durante a madrugada de sábado para domingo, enquanto Campo Grande registrava frio de 9°C com sensação térmica de 7°C, a Guarda Municipal precisou ‘fechar’ 26 bares ou conveniências nas sete regiões da cidade e 476 pessoas estavam nas ruas e foram orientadas a voltarem para suas casas.

Enquanto na sexta-feira (22) cerca de 160 pessoas estavam na rua durante a madrugada, segundo dados da Guarda Municipal. O toque de recolher foi criado para evitar que a população circule durante o horário de proibição e, consequentemente, diminua a circulação do coronavírus no município.

Porém, o que se tem visto na prática é diferente e enquanto as reclamações se multiplicam. A média para maio – até 20/05 – é de 110,2 chamadas recebidas por dia, o contágio na cidade vem crescendo desde o início do mês e Campo Grande já tem 240 casos da covid-19, segundo informou no domingo a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O prefeito Marcos Trad (PSD) disse que também vem recebendo as denúncias e que, como medida para fazer cumprir o decreto, reforçará o efetivo da Guarda Metropolitana já em locais específicos já reincidentes que estão descumprindo o decreto.