Professores denunciam coação para comprarem cartela de bingo em escola. Governo diz que não “procede”!

Bingo Cards and Chips

Quem já trabalhou ou trabalha ou que estudou e estuda em escola pública, seja ela da rede estadual ou municipal de Mato Grosso do Sul, sabe muito bem da existência da “Máfia do Bingo”. Neste sábado (11), essa “máfia” faz mais uma vítima: a Escola Estadual 11 de Outubro, localizada na Rua Porto Batista, 29, Conjunto Residencial Bonanza, em Campo Grande (MS).

Denúncia enviada ao Blog do Nélio informa que os professores convocados e concursados foram obrigados a comprar pelo menos dez cartelas do bingo da Escola Estadual 11 de Outubro ao custo de R$ 10,00 cada uma, isso mesmo, um gasto de no mínimo R$ 100,00 para cada docente. Pode não parecer muita coisa, mas com o salário que um professor da rede estadual de ensino ganha é muita coisa sim.

Ainda de acordo com a denúncia, os professores convocados não podem nem reclamar, pois, caso contrário, não serão contratados no próximo ano. Para quem não sabe, jogos de azar, dentre eles o bingo, são expressamente proibidos no Brasil, portanto, se você comercializa cartelas, mesmo que seja de uma escola, está compactuando com algo ilegal e, pior, patrocinado por um estabelecimento de ensino público.

Pois bem, entenda agora o porquê de os bingos nas escolas serem uma verdadeira “máfia”. Os professores, além de também serem obrigados a comprarem as cartelas, muitas vezes têm de chegarem às salas de aula e distribuírem as cartelas aos alunos, sem saber se eles querem ou não vender, aí, já se caracteriza o primeiro ponto negativo, pois ignoram o livre arbítrio dos estudantes, ou seja, você é obrigado a vender, sem ganhar nada em troca, caracterizando exploração.

Em um segundo ponto, sempre tem uma desculpa, um motivo. Eles geralmente dizem que compraram alguma coisa e receberam alguns prêmios. Muitas vezes estão promovendo o bingo com essas coisas para pagar aquela primeira coisa que foi comprada para o uso dos alunos, mas que nunca nem sequer vai ser vista.

O Blog do Nélio entrou em contato com a assessoria de comunicação do Governo  sobre a autorização para a realização de bingos nas escolas da rede pública que se limitou apenas que a denúncia não procede e, caso realmente a Escola Estadual 11 de Outubro promova o tal bingo, é por vontade própria e à revelia da Secretaria. No entanto, o Blog apurou que a direção da Escola 11 de Outubro tem costas quentes dentro da Secretaria Estadual de Educação e, portanto, não seria a primeira fez que apronta algo parecido.

O que mais impressiona que não tem ninguém para barrar esse tipo de perversão. Para uma nau sem rumo.

Vai vendo!!!