Procon recebe uma reclamação contra a Energisa a cada 8 horas. Cobrança indevida lidera a lista

A concessionária Energisa, responsável pela distribuição da energia elétrica em 74 dos 79 municípios em Mato Grosso do Sul, é a campeã de reclamações junto ao Procon. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a empresa foi alvo de 521 reivindicações entre janeiro e abril deste ano, conforme levantamento do jornal O Estado MS, o que significa dizer que a cada 8 horas um consumidor faz algum registro contra a empresa.

Com aproximadamente um milhão de unidades consumidoras e 2,8 milhões de pessoas no rol de clientes, entre os assuntos mais recorrentes contra a Energisa estão cobrança indevida ou abusiva, dúvidas sobre cobrança, valores, reajuste, contratos e outras relacionadas a acesso ao serviço, além de resolução de demandas pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

Ainda de acordo com dados do Procon, as reclamações ainda representam uma quantia considerável, mesmo que a unidade tenha passado por dois meses atendendo apenas aos pedidos emergenciais.

Os registros e se dividem em: 212 por cobrança indevida/ abusiva; 50 por dúvida sobre cobrança/valor/reajuste/ contrato/orçamento; 38 por serviço não fornecido como entrega, instalação, não cumprimento da oferta/contrato; 37 no SAC sobre acesso ao serviço (onerosidade, problemas no menu, indisponibilidade, inacessibilidade aos deficientes); e outras 34 ainda no SAC, sobre falta de resolução de demandas (ausência de respostas, excesso de prazo, não suspensão imediata da cobrança).

Também há reclamações sobre serviços não concluídos, demora no cancelamento de serviços, orçamentos não cumpridos e cobranças abusivas mediante constrangimento dos consumidores. A lista completa é constituída por mais de 27 reclamações diferentes.

A Superintendência do Procon no Estado informou que a prática de irregularidades contra os consumidores por parte da Energisa não é uma novidade. A concessionária é campeã de reclamações no órgão e isso é uma prática comum.

Em nota ao jornal, a Energisa defende que apenas 0,005% das reclamações ao Procon são procedentes, pois, segundo a empresa, todos os atendimentos são tratados como reclamação, seja ele um pedido de parcelamento ou de negociação. A Energisa garante que todos os procedimentos são devidamente tratados e respondidos com os esclarecimentos aos clientes.