Procon fecha cerco aos “podrões” do interior. Tinha produto vencido desde 2017. Cadeia neles!

O Procon está levando para as cidades do interior do Estado a fiscalização contra os supermercados que comercializam produtos vencidos para os consumidores e, na sexta-feira (02), autuou, em Rio Brilhante (MS), os estabelecimentos Mais Você Supermercado e a unidade da Rede Pires Supermercados.

No Mais Você Supermercado, foram constatadas irregularidades que vão desde a exposição de produtos com validade vencida até a presença de itens impróprios ao consumo por estarem sem informações essenciais e necessárias ao consumidor, bem como com embalagens amassadas, rompidas ou violadas.

Para ser ter ideia do descaso, o Mais Você Supermercado tinha produto vencido desde julho do 2017, que foi o caso de lenços tinta para tecidos. Além disso, inúmeros outros itens, também sem condições de comercialização por estarem com validade expirada, estavam expostos.

Trata-se de 109 pacotes de café em pó, 53 unidades de tempero completo e 52 pacotes de fraldas. Também vencidos estavam presunto fatiado, achocolatado, refrigerantes e cervejas, farinhas diversas, macarrão, fubá de milho, lenços umedecidos.

Sem as informações essências ao consumidor, o supermercado expunha fraldas, chocolate líquido e coco ralado. Com embalagens danificadas, amassadas ou rompidas, foram encontradas unidades de fécula e farinha de mandioca.

Ainda como irregularidades, a equipe do Procon encontrou vários produtos apresentavam divergência em relação aos preços expostos nas gôndolas e os efetivamente cobrados nos caixas.

No Supermercado Pires, os fiscais encontraram as mesmas irregularidades, ou seja, produtos vencidos, tais como amendoim tipo japonês, massa fresca, biscoitos de nata achocolatados e polidor para sapatos estavam expostos à venda.

Também sem conter as informações essenciais a fiscalização encontrou aerossóis repelentes de insetos, cortes de frango e iogurte e, ainda, impróprios por estarem com embalagens amassadas ou violadas, o estabelecimento mantinha cervejas, refrigerantes, pele suína (pururuca) pizzas frangos e peixes congelados.

Tinham 24 unidades de 500 gramas cada de carne de sol, que, por algum motivo, foram reetiquetados e, por isso, não podiam ser vendidos. A fiscalização verificou descumprimento de preços anunciados em produtos como ofertas, mercadorias sem precificação e divergências nos preços entre as gôndolas e os caixas.

Nos dois casos, todos os produtos considerados impróprios para comercialização foram inutilizados de modo a não poderem voltar às gôndolas e descartados por funcionários dos supermercados na presença dos fiscais do Procon.