Procon autua agências do Bradesco, Santander, BB, Caixa e Itaú por mau atendimento e eles ganham muito!

A equipe de fiscalização do Procon realizou, de 5 a 23 de setembro, blitzen nas agências bancárias de Campo Grande (MS) após diversas denúncias de mau atendimento, atuando seis estabelecimentos e fazendo seis relatórios de visita – quando não se confirma a irregularidade denunciada.

A verificação ocorreu em cinco agências do Bradesco, três do Santander, duas do Banco do Brasil, uma da Caixa Econômica Federal e uma do Itaú. Em se tratando de irregularidades, foram autuadas três agências do Bradesco, duas do Santander e uma da Caixa.

As reclamações dos consumidores são, em maioria, o tempo de espera para atendimento e o fato de terem de aguardar, via de regra, fora das agências para evitar aglomerações internamente. Ficou constatado que, mesmo expostas, as pessoas não recebem senhas que possam demonstrar o tempo que estão aguardando.

As senhas só são entregues – quando ocorre – no momento que entram nas agências e sem discriminação do serviço que necessitam ou se se trata de cliente preferencial.

A maioria das agências não expõe qualquer forma de informação a respeito do horário de expediente, deixando o consumidor ainda mais vulnerável e, por vezes, permanecendo muito tempo em fila e saindo sem ser atendido por ter expirado o tempo.

Outro problema constatado foi a dificuldade de liberação de clientes aos caixas quando da necessidade de descontar cheques. Na Caixa houve, inclusive, a afirmação de que isso não se tratava de serviço essencial.

Em função da pandemia e da facilidade para a propagação da Covid-19 foram constadas outras irregularidades tais como o distanciamento entre as pessoas nas filas e a falta de álcool em vários dos locais fiscalizados o que, atualmente, se configura desobediência às normas que visam evitar o contágio.