Presidente usa Santa Casa endividada para montar ‘palanque eleitoral’ em bairro da Capital. Alô, MPF!

Estranhamente e curiosamente, em ano eleitoral, o presidente da Santa Casa de Campo Grande, Esacheu Nascimento, que já comandou o MDB do Estado e agora foi para o PP do ex-prefeito Alcides Bernal para se colocar à disposição da sigla como pré-candidato a prefeito da Capital, decidiu só agora “olhar” para os bairros da periferia da cidade, utilizando recursos da instituição nessa nova empreitada ao invés de se concentrar na melhoria do atendimento aos pacientes, que é capenga e ainda não paga em dia os profissionais e médicos que lá atuam e vive num carrossel de problemas.

Amanhã, conforme já divulgado, Esacheu Nascimento promoverá uma “ação social” no Bairro Moreninha 2, na região sul de Campo Grande e um dos mais populosos da cidade. O “evento”, tipicamente voltado para fins eleitoreiros, será totalmente custeado pela entidade, que está atolada em uma dívida ativa de R$ 13.623.094,27.

Na tal “ação social”, não faltarão apresentações culturais, música, corte de cabelo, consultas e exames rápidos, como aferimento de pressão e palestras além de auxílio jurídico. Muitas das atividades não são da finalidade da instituição.

É óbvio e notório que o presidente da entidade juntamente com seu staff resolveu realizar essa ação social em ano eleitoral propositadamente. Só não vê que não quer. O que é pior, mais uma vez usam a saúde debilitada da comunidade para fazer política de interesses individuais.

Certeza que o discurso de Esacheu vai ter o cunho social. Mas já viu político falar outra coisa. O que espanta é que o presidente é oriundo do Ministério Público.

O estranho é a Santa Casa ter recursos para esses fins, pois passa por constantes crises financeiras, chegando a atrasar salários dos funcionários por várias vezes no ano passado.

Além disso, quase 80% de sua receita vem dos cofres públicos, conforme balando divulgado pela entidade no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande). Para se ter ideia, durante o ano de 2018, o hospital recebeu do Sistema Único de Saúde (SUS) R$ 250.268 milhões por atendimentos feitos, o que representou 79% do orçamento da instituição.

O evento, denominado “Santa Casa nos Bairros”, será realizado das 8 às 16 horas na Associação dos Moradores das Moreninhas 1 e 2 e promete exames preventivos (papanicolau), mamografias e exame para câncer de próstata, além de consulta com oftalmologista – com aferição de pressão ocular, prevenção do glaucoma -, aferição de pressão arterial para diagnosticar e tratar hipertensão, teste de glicemia, consultoria jurídica.

O Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) também participará do evento com orientação sobre doação de sangue e campanha de conscientização. A ação terá ainda espaço infantil com animação para as crianças, aula de zumba, shows musicais, cortes de cabelo e maquiagem.

Serão oferecidas palestras de orientação sobre prevenção à dengue e a importância da doação de órgãos e medula óssea. Ambas sob a responsabilidade de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Coordenadoria de Controle de Endemias de Vetoriais (CCEV).

No entanto, a Sesau solicitou que seu nome fosse retirado do material de divulgação do evento. De acordo com o titular da pasta, José Mauro de Castro Filho, a pasta não foi chamada para a organizar a ação e o convite foi feito próximo a realização do evento.

“É uma ação individual do hospital. A gente pediu só para notificar porque a gente não foi chamado a participar da estruturação desse evento a gente não pode ser também agregado a esse evento, até mesmo a gente não pode estar diante de uma situação política”, declarou Filho.

Pode isso  MPF!!!!