Porque o Ibope erra muito em suas pesquisas por aqui? Seria por usar algum método à italiana?

pesquisa-ibopeFazendo um exercício de reflexão com relação às pesquisas de opinião pública referentes aos pleitos eleitorais. Em especial ao instituto Ibope, que ficou justamente conhecido por outrora acertar os resultados na abertura das urnas.

Sabemos que pesquisa é feita com metodologia.

Por aqui, seria uma metodologia com a logística de um italiano viciado em pesquisas e que durante 16 anos as manipulou como quis?

Parece que sim, nas duas últimas eleições em Mato Grosso do Sul o Ibope esteve longe de acertar o resultado (veja os números abaixo). Para o Governo, chegou a anunciar que o ex-senador Delcídio do Amaral já estaria eleito. Mentiu!!

Bem, se o italiano, que ficou 16 pilotando suas pesquisa e sempre teve ascensão sobre a imprensa em geral, em especial, sobre a televisiva, aí a coisa complica.
Acreditar no Ibope e desconfiar da televisão? Desconfiar da televisão? Desconfiar dos dois?

Pois é, os exemplos do passado nos leva a desconfiar que a última tacada da pesquisa pode estar sob suspeita.

O que é inadmissível é a empresa jornalística patrocinar esse possível erro.

Aqui vai uma separação das coisas.

O jornalismo não tem nada a ver com isso.

Por lá a pesquisa aterrissa primeiro na sala dos diretores e depois muita, de muita “conversa” e tabulações é encaminhada para a finalização e arte.

Agora, resta aguardar o resultado das urnas e comparar os números se vão mesmo se confirmar.

Para quem já errou duas vezes, errar mais uma é de grande chance.

Na eleição para prefeito em 2012 o Ibope mostrou na sua última pesquisa que Giroto tinha a liderança, com 38% das intenções de voto e Bernal, com 30%.

O instituo mostrou ainda Reinaldo Azambuja, do PSDB, com 16% dos votos válidos.

Resultado da eleição do primeiro turno:

Alcides Bernal – 40,18%, Edson Giroto, 27,99%, Reinaldo Azambuja, 25,90%.

Errou feio!!!!

Para o Governo no último pleito o instituto de pesquisa trouxe um empate técnico, mas com Delcídio do Amaral (PT) numericamente à frente de Reinaldo Azambuja (PSDB): 51% a 49% dos votos. Com as urnas abertas, contudo, o que se viu foi a vitória de Azambuja por 55,34% a 44,66%.