Polícia Federal do Brasil alerta a polícia do Paraguai sobre mega plano de resgate do traficante Pavão

A Polícia Federal do Brasil informou que criminosos brasileiros estão planejando o resgate do narcotráfico brasileiro Jarvis Chimenes Pavão do Grupo Especializado da Polícia do Paraguai, localizado em Assunção. O alerta veio apenas um dia após o Tribunal de Justiça do Paraguai confirma a extradição do narcotraficante para o Brasil.

A PF teria recebido algumas comunicações telefônicas entre os membros da organização criminosa brasileira Primeiro Comando Capital (PCC), que planejaria um ataque ao Grupo Especializado para resgatar Pavão. O relatório de inteligência foi enviado à Polícia Nacional do Paraguai um dia depois que a Suprema Corte de Justiça do país vizinho confirmou a extradição do traficante para o Brasil para cumprir sentença de 17 anos e 8 meses por tráfico de drogas, associação criminal e lavagem de dinheiro.

Pavão foi condenado a oito anos de prisão no Paraguai por crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa e, em dezembro deste ano, essa sentença será cumprida, podendo, então, ser extraditado para o Brasil, fato que o narcotraficante tentou evitar por todos os meios legais possíveis.

Após o alerta, todas as celas que cercam Pavão no Grupo Especialista foram cuidadosamente revistadas durante um procedimento muito detalhado realizado por tropas de diferentes unidades policiais e liderado pelo promotor Hugo Volpe.

Durante a intervenção, vários telefones celulares foram supostamente apreendidos em posse de integrantes do PCC presos no local e que aparentemente estão operando sob as ordens do narcotraficante brasileiro. Diante dessa situação, a Polícia reforçou a segurança do Grupo Especializado e seus arredores, incluindo a prisão de Tacumbú e a sede da FOPE.

De acordo com o diretor-geral de Prevenção e Segurança da Polícia Nacional, comissário geral Luis Cantero, os militares também se juntaram a esta operação de segurança com voos noturnos em helicópteros sobre a unidade penitenciária e policial. Da mesma forma, controles móveis foram implementados três blocos na rodada, com o objetivo de identificar todas as pessoas que acessam essa zona.

Enquanto isso, no portão principal do local foram colocadas barricadas de concreto e caminhões do Corpo de Bombeiros foram instalados para repelir um possível ataque direto de membros da organização criminosa para tentar resgatar Pavão.